/

Apresentador usa o mesmo fato durante 1 ano e ninguém repara

Alpha / Flickr

-

Para denunciar o que chamou de sexismo na televisão, um apresentador australianos usou o mesmo fato azul durante um ano – sem que ninguém reparasse.

Karl Stefanovic contou que usou a peça ininterruptamente durante um ano, em solidariedade para com as colegas de trabalho.

“Ninguém reparou”, afirmou. “Mas quando as mulheres usam uma cor errada são logo criticadas. Se uma mulher diz alguma coisa errada, há logo milhares de tweets sobre o erro”.

Stefanovic é apresentador do Today, programa que passa de manhã no Channel 9 na Austrália.

O pivot, de 40 anos, metade dos quais dedicados à TV, é um rosto conhecido no país, tendo já participado em diversos programas de celebridades.

Em entrevista ao jornal The Age, Stefanovic afirmou que a sua colega com quem apresenta o programa, a jornalista Lisa Wilkinson, recebe regularmente mensagens de telespectadores e comentários na imprensa sobre as roupas que escolhe para usar à frente das câmaras.

“As mulheres são julgadas de forma muito mais severa e profunda pelo que fazem, pelo que dizem e pelo que vestem”, diz à BBC o apresentador.

TheTodayShow/Twitter/BBC

-

“Usei o mesmo fato em frente às câmeras durante um ano – salvo em alguns raros momentos”.

“Sou julgado pelas minhas entrevistas, pelo meu sentido de humor – ou seja, pela maneira como  desempenho as minhas funções, basicamente. Enquanto isso, as mulheres são normalmente julgadas pelo que vestem ou pela forma como pentearam o cabelo.”

Stefanovic contou que começou esta experiência por usar o fato em dois dias consecutivos. Como não obteve qualquer reacção dos telespectadores ou da imprensa, decidiu continuar a usar a mesma peça ininterruptamente.

Os dias deram lugar a meses e ao fim de um ano ainda ninguém tinha reparado que o apresentador não trocava de roupa.

“Só a Lisa e a Sylvia, que são a apresentadora e a produtora do programa, sabiam da história do fato. Bastantes vezes elas me disseram que eu já cheirava mal”, brincou Stefanovic.

“Espero poder pelo menos lavar o meu fato no fim do ano.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.