Apple acusada de publicidade enganosa

A Apple está a ser alvo de uma queixa de consumidores, que acusam a empresa de publicidade enganosa sobre a capacidade de armazenamento dos seus telefones iPhone, tablets iPad e suportes multimédia iPod.

Promovida por consumidores residentes no Estado da Florida, a queixa foi apresentada esta semana num tribunal do Estado da Califórnia.

A marca da maçã publicita uma determinada capacidade de armazenamento, em alguns dos seus equipamentos, mas na última versão do sistema operativo, iOS 8, cerca de 20% do espaço é utilizado para o armazenamento do próprio sistema operativo, reduzindo o espaço realmente disponível, argumentam os queixosos.

Quando o limite é atingido, a Apple encoraja os utilizadores a pagar um custo mensal para obter espaço suplementar no seu serviço de armazenamento online iCloud, acrescenta a queixa.

A Apple “dá menos capacidade de armazenamento do que publicita, para propor mais tarde vender essa capacidade num momento de desespero, por exemplo, quando um consumidor quer gravar ou tirar fotos de um concerto, de um jogo de basquetebol ou do casamento de um filho ou um neto”, desenvolveram os autores da queixa.

A diferença entre o espaço anunciado e o espaço disponível após instalação do sistema operativo é mais aparente nos aparelhos mais acessíveis, com 8Gb ou 16Gb, do que nos dispositivos mais caros, onde o espaço gasto pelo iOS é diluído nos 32 ou 64Gb disponíveis.

Até agora, a empresa não comentou a queixa.

ZAP / Lusa

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