//

Após série de mortes, polícia russa lança manual de instruções para selfies seguras

2

A polícia russa lançou esta terça-feira um “manual” sobre como tirar ‘selfies’ mais seguras, após uma dúzia de mortes e cerca de 100 pessoas feridas este ano devido a poses arriscadas enquanto se auto-fotografavam.

“Uma selfie espetacular pode custar-lhe a vida”, alerta um panfleto produzido pelo Ministério do Interior da Rússia.

O “manual” surge depois de uma série de casos, como o de uma jovem de 21 anos que disparou um tiro na própria cabeça quando tirava uma ‘selfie’.

O acidente não foi mortal, mas a jovem mulher ficou gravemente ferida.

Em janeiro, na região dos montes Urais, dois jovens morreram na explosão de uma granada quando se faziam fotografar segurando uma granada de mão à qual retiraram o pino de segurança. O telemóvel com a ‘selfie’ “sobreviveu” à explosão e revelou o acontecido.

Em maio, um adolescente da região de Ryazan, a sudeste de Moscovo, morreu quando acidentalmente entrou em contato com cabos elétricos ao tentar tirar uma fotografia a escalar uma ponte de caminho de ferro.

“Infelizmente temos vindo a notar um aumento continuado do número de acidentes causados pelos amantes das ‘selfies'”, disse Yelena Alexeyeva, assessora do ministro do Interior russo.

“Antes de tirar uma ‘selfie’, todas as pessoas deveriam pensar que a corrida para obterem o maior número de ‘likes’ (nas redes sociais pode) levá-los a uma viagem mortal e tornar póstuma a sua mais recente fotografia espetacular“, sublinhou.

O panfleto, em forma de manual, faz parte de uma campanha que inclui também um vídeo e conselhos no site do Ministério do Interior.

Ministério do Interior da Rússia

Como tirar selfies em segurança: panfleto de campanha de segurança distribuído pelo Ministério do Interior da Rússia

Como tirar selfies em segurança: panfleto de campanha de segurança distribuído pelo Ministério do Interior da Rússia

Os episódios peculiares com selfies perigosas — ou no mínimo imprudentes — sucedem-se um pouco por todo o lado.

Em junho, uma selfie publicada por um membro do auto-designado Estado Islâmico permitiu à Força Aérea dos Estados Unidos localizar, bombardear e destruir um quartel-general da organização na Síria.

Em maio, na Roménia, uma jovem de 18 anos morreu queimada quando tentou tirar uma selfie na parte de cima de um comboio.

Em janeiro, três estudantes indianos perderam a vida quando tentavam fazer uma selfie com um comboio que se aproximava ao fundo.

Em novembro do ano passado, uma jovem perdeu a vida em Espanha quando tentava tirar uma selfie no rebordo exterior da histórica Puente de Triana, em Sevilha.

E em agosto do ano passado, um casal de turistas polacos morreu ao cair ao mar na ravina do Cabo da Roca, em Sintra, quando posava enquanto os filhos lhes tiravam uma foto.

As daredevil selfies, “fotos corajosas” em situações perigosas, são a mais recente moda do admirável mundo novo. E parecem estar a chegar ao outro mundo também.

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. “E em agosto do ano passado, um casal de turistas polacos morreu ao cair ao mar na ravina do Cabo da Roca, em Sintra, quando posava enquanto os filhos lhes tiravam uma foto.”
    Percebo a razão de adicionar, mas isto não é uma selfie.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.