/

Aplicação portuguesa evita que o condutor adormeça ao volante

fb/100porcentocool

-

A empresa portuguesa especializada em biometria facial, Healthy Road, está a desenvolver uma tecnologia que deteta e analisa o comportamento dos indivíduos ao volante, especialmente sinais de fadiga, adormecimento, estados emocionais ou batimento cardíaco.

A empresa conta com a parceria da BMW e usa tecnologia de reconhecimento facial, através da utilização da câmara frontal do dispositivo móvel, para saber quando os condutores se distraem ou adormecem ao volante.

No caso de o condutor adormecer ao volante ou estar distraído, o telemóvel irá produzir um aviso sonoro e visual, de forma a acordar o indivíduo ou a relembrá-lo da necessidade de estar atento à condução.

“Com esta aplicação todos os condutores podem utilizar facilmente esta tecnologia para tornar as suas viagens mais seguras”, explica André Azevedo, co-fundador da HealthyRoad.

O co-fundador sublinhou que “na Europa, um terço dos acidentes rodoviários são causados por distração e 20 a 25% por adormecimento”.

“São números que não param de aumentar e as pessoas não têm consciência desta realidade. É muito importante apostar nesta área e criar formas de diminuir a sinistralidade”, acrescentou.

Beatriz Rodrigues, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.