/

Apenas 10% dos comboios circularam hoje devido à greve

1

A greve dos trabalhadores da CP está a ter um forte impacto na circulação de comboios, tendo sido realizadas apenas 10% das viagens programadas, cenário que se deverá manter na segunda-feira, segundo fonte da empresa ferroviária.

A porta-voz da CP, Ana Portela, adiantou que, até às 18:00, circularam apenas 65 dos 604 comboios programados, tendo sido afetados essencialmente os serviços regionais, que ficaram sem comboios, e os urbanos de Lisboa e Porto.

No Porto, realizaram-se cinco das 18 viagens planeadas e em Lisboa apenas 30 de um total de 251.

Quanto ao transporte de longo curso, foram anuladas 20 ligações Intercidades e Alfa, num total de 46.

A CP perspetiva igualmente fortes perturbações da circulação na segunda-feira, data em que se cumpre o segundo dia de greve dos revisores, antecipando que venham a ser suprimidos entre 80 a 90% dos comboios, sobretudo nas ligações regionais e urbanas.

“Vamos tentar realizar os comboios de longo curso para dar resposta aos regressos do fim de semana prolongado da Páscoa”, sublinhou Ana Portela.

A paralisação de hoje foi convocada pela Federação do Sindicato dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) e faz parte de uma ação que tem decorrido nos últimos meses de greve aos dias de feriado e horas extraordinárias.

Alguns revisores, que na quinta-feira fizeram um primeiro dia de greve, aderiram à ação de sexta-feira (feriado), de sábado (horas extraordinárias) e de hoje (feriado e horas extraordinárias), seguindo assim o apelo do Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SNTSF).

Na quinta-feira e na sexta-feira, a percentagem de viagens anuladas ultrapassou os 80% e hoje ronda os 90%.

/Lusa

1 Comment

  1. É reacionário: Alienação não é estado d’alma… Há uns anitos, qdo na Autoeuropa apenas 9% dos trabalhadores aderiram a uma suposta greve ‘geral’ teve início o fim do “porta-cenoura” Carvalho da Silva… Mentor das greves mais reacionárias da Europa… Lisnave, Setnave, Sorefame, indústria siderúrgica, TAP etc, etc, etc.
    Hoje os trabalhadores da Autoeuropa são modelo por aí fora… Outros aliam-se concertadamente aos da TAP (no verão passado, no pico dos picos de ocupação). Decência. Respeito p/ c/ os outros trabalhadores que pre-pagam o seu transporte… Carris, metro… A cenoura é a mesma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.