/

Apagão interrompe discurso de Maduro sobre falta de luz na Venezuela

 

Diversas cidades venezuelanas, incluindo Caracas, a capital do país, estão sem luz desde a tarde desta sexta-feira.

Um discurso ao vivo na TV do presidente, Nicolas Maduro, chegou a ser interrompido duas vezes pela falta de energia.

“Vamos investigar os problemas no sistema eléctrico que estamos a enfrentar em algumas partes do país”, disse o presidente durante um discurso numa cerimónia com jornalistas locais.

As televisões do país congelaram por vários segundos durante a transmissão.

A frase “parece que a luz caiu“, dita por alguém nos bastidores, chegou a ser ouvida pelos tele-espectadores, relatam as agências de notícias. O problema teria afectado 10 dos 23 Estados da Venezuela.

Segundo fontes não oficiais, a falha terá tido origem nos cabos elétricos situados entre San Gerónimo e La Arenosa, na região central do país, afetando, além do Distrito Capital, os Estados de Maracaibo, Miranda, Mérida, Portuguesa, Barinas, Lara, Carabobo, Trujillo e Guárico.

O jornal El Universal diz que uma falha no sistema eléctrico afectou as principais fábricas hidro-elétricas do país.

As linhas 1, 2 e 3 do metro da capital ficaram paralisadas pelo problema.

No Twitter, a hashtag #VenezuelaSinLuz é uma das cinco mais partilhadas no país. Em primeiro lugar está a hashtag #VzlaenOscuridadPorCulpaDeMaduro (“Venezuela no escuro por culpa de Maduro”).

“Há 15 anos, vendíamos electricidade à Colômbia e ao Brasil. Agora damos pena ao mundo”, escreveu o utilizador Romulo Isaias.

“A incompetência é tão grande que transborda por qualquer brecha”, diz a utilizadora Juliana_PM.

À Reuters, representantes da companhia estatal de petróleo PDVSA disseram que não há informações sobre os efeitos da falta de luz na produção de petróleo do país.

Uma falha no fornecimento de energia elétrica deixou, no passado mês de Dezembro, metade da Venezuela às escuras, interrompendo também um discurso  do presidente ao país.

Já em Março deste ano, um outro apagão eléctrico provocou o colapso do trânsito e do serviço do Metropolitano de Caracas, com as ruas a registarem uma inusitada afluência de pessoas que tentavam chegar aos seus empregos e longas filas para apanhar autocarros.

As falhas de energia são comuns na Venezuela, mas raramente afectam a capital, Caracas. Embora o país tenha grandes reservas de petróleo, depende de centrais hidro-elétricas para o abastecimento de energia.

ZAP / BBC / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.