/

Ao terceiro dia, 70% dos voos programados pela TAP estão a ser realizados

1

Aero Icarus / Wikimedia

-

A TAP informou este domingo que às primeiras horas do terceiro dia de greve dos pilotos estão a ser realizados cerca de 70% dos voos programados, dados que incluem os voos dos serviços mínimos.

No Aeroporto da Madeira, não se realizaram dois voos, com destino ao Porto e Lisboa.

O porta-voz da transportadora aérea André Serpa Soares afirmou à agência Lusa que se “está a verificar a tendência dos dois primeiros dias de greve ao se realizarem 70% dos voos, incluindo os serviços mínimos, estando a ser cancelados cerca de 30% dos voos”.

A adesão à greve de dez dias dos pilotos está a ser mais elevada na Portugália (PGA), o que afeta o aeroporto de Sá Carneiro, no Porto.

No segundo dia de greve, a TAP revelou que foram cancelados 79 dos 254 voos programados até às 17h30, realizando cerca de 70% da operação e repetindo assim os valores do primeiro dia.

Ao contrário, sobre a adesão à greve, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) afirmou no sábado que apenas 30% dos pilotos estiveram a trabalhar.

A adesão dos pilotos ao protesto foi sempre superior na PGA – nas assembleias gerais, 90% dos pilotos da TAP aprovaram a proposta de uma greve de dez dias, enquanto na PGA foi aprovada por unanimidade.

A TAP informou ainda que os serviços da companhia estão a fazer tudo para encontrar soluções para todos os passageiros com voos cancelados e adiados, nomeadamente “o encaminhamento para outras companhias aéreas, outros voos da própria TAP ou dando proteção em terra”.

O SPAC marcou a greve entre 1 e 10 de maio por considerar que o Governo não está a cumprir um acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação no capital da empresa no âmbito da privatização.

Nos dez dias de greve estarão em causa cerca de três mil voos e 300 mil passageiros.

/Lusa

1 Comment

  1. Mais do que a consciência de classe (70%), antes das leis (30%), há o senso comum- dos 1090 pilotos pouco mais de 300 interferem em todas as infra-estruturas ligadas à aviação civil, mas não só: Agencias de viagens, turismo, hotelaria, restauração, na economia de um país, não por um, nem 3 nem 1 semana. Por dez dias. Reaccionarismo ‘democrático’ com ‘vantagens mercedes’

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.