/

Anúncio chinês acusado de ser o mais racista da história

4

Um fabricante chinês de detergente pediu desculpa, depois de ter sido criticado na imprensa internacional e redes sociais por um anúncio em que um homem negro converte-se num chinês após ser “lavado” numa máquina de lavar roupa.

A companhia de Cosméticos Leishang, que tem sede em Xangai, esclareceu que condena a discriminação racial, e lamentou a “amplificação” negativa dada pela imprensa. Na semana passada, a comunicação social chinesa culpou a “hipersensibilidade” ocidental pela polémica.

“A ideia era recorrer ao exagero artístico para fazer comédia. Não tínhamos intenção de discriminar, mas não nos desresponsabilizamos pelo seu controverso conteúdo”, disse o grupo, num comunicado citado pela imprensa oficial esta segunda-feira.

Na mesma nota, a Leishang pede desculpa “pelo dano causado ao povo africano e pela difusão e amplificação feita pela imprensa”.

O anúncio mostra um homem negro, envergando roupas sujas com marcas de tinta, a ser seduzido por uma jovem chinesa, que lhe assobia e pisca o olho.

O homem aproxima-se e tenta beijar a mulher, que no último momento se esquiva e lhe enfia uma cápsula de detergente para a roupa “Qiaobi” na boca, forçando-o para dentro da máquina de lavar.

Momentos depois, um chinês emerge da máquina, arrancando risos de entusiasmo à mulher.

Em declarações ao jornal oficial China Daily, Liu Junhai, professor de lei civil e comercial na Universidade Renmin, em Pequim, disse que o anúncio reflete a falta de consciência sobre questões raciais na China.

“As marcas chinesas deviam manter-se alerta devido à rápida propagação nas redes sociais”, afirmou, acrescentando que a sensibilidade sobre questões raciais entre anunciantes e o público na China não é tão elevada como nos países ocidentais.

O jornal oficial Global Times preferiu apontar o “excesso de sensibilidade” dos órgãos de comunicação estrangeiros.

Em Pequim, é frequente os anúncios de emprego para professores de inglês – ocupação de boa parte dos estrangeiros radicados na cidade – darem preferência a pessoas de pele clara e excluírem, explicitamente, africanos.

Neste caso, porém, os anúncios excluem também candidatos com feições asiáticas – mesmo se nativos de inglês – ilustrando o prestígio que a pele clara exerce na sociedade chinesa.

ZAP / Lusa

4 Comments

  1. O racismo e xenofobia são perigosos e condenáveis, mas atualmente começam a surgir os “hipersensíveis” a tudo que são muito mais perigosos, principalmente quando se agrupam covardemente no facebook, ou por trás de outro qualquer conteúdo da net, onde insultam e ameaçam tudo e todos!

  2. Teria sido passado em Angola? É que os chineses estão a tomar conta do país poderá ser que também tomem conta da transformação dos angolanos em chineses com olhos em bico e tudo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.