/

Antigo “skinhead” eleito vice-presidente do Parlamento húngaro

sneider.tamas / Facebook

Tamas Sneider

O deputado do partido húngaro de extrema-direita Jobbik’, Tamas Sneider (ao centro)

O deputado do partido húngaro de extrema-direita Jobbik e antigo membro do movimento ‘skinhead’, Tamas Sneider, foi esta terça-feira eleito vice-presidente do Parlamento da Hungria.

Tamas Sneider foi eleito com o apoio dos membros do seu grupo parlamentar, composto por 23 deputados, e de quase todos os conservadores do Fidesz (133 deputados), força política do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban. Fora da votação parlamentar ficaram apenas quatro deputados do Fidesz.

Os deputados da oposição de esquerda (39) votaram contra a eleição de Sneider, enquanto os ecologistas (cinco) se abstiveram.

De acordo com a comunicação social húngara, o deputado de extrema-direita esteve ligado durante a década de 1990 ao movimento ‘skinhead’ (conotado com mensagens de carácter racista, xenófobo e anti-semita) na Hungria, informações que o político não desmentiu.

“Visto que todos conhecem o meu passado, prefiro falar dos planos para o futuro”, afirmou o deputado, após a votação.

Tamas Sneider será um dos seis vice-presidentes do Parlamento húngaro, que reelegeu Laszlo Köver para a presidência, cargo que ocupa desde 2010.

A oposição húngara acusa os conservadores do Fidesz (centro-direita) de manterem relações com o Jobbik, força política que assume abertamente os seus ideais racistas e de ser contra os cidadãos de etnia cigana.

O Parlamento húngaro realizou hoje a sua primeira sessão após as eleições legislativas de 06 de abril, que reconduziram Viktor Orban para um terceiro mandato consecutivo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.