Antigo líder militar chinês expulso do PC por corrupção

Robert D. Ward / Wikimedia

O general chinês Xu CaiHou

O general chinês Xu CaiHou

Um antigo líder militar da China, general Xu Caihuo, foi este domingo expulso do Partido Comunista Chinês (PCC) por “graves violações da disciplina”, tornando-se a mais alta figura atingida pela campanha anticorrupção em curso no país.

“O seu caso é grave e deixa um vil impacto“, disse a Xinhua, citando um comunicado do Politburo do PCC.

A expulsão de Xu Caihuo foi decidida durante uma reunião do Politburo, presidida pelo secretário-geral do PCC, Xi Jinping.

O caso vai ser agora entregue às autoridades judiciais para procedimento criminal, adiantou a mesma fonte.

O Politburo, órgão a que Xu Caihuo pertenceu até novembro de 2012, tem 25 membros.

A investigação ao general Xu Caihuo “evidencia a firme determinação do PCC para combater a corrupção no Partido e nas Forças Armadas“, proclama o comunicado oficial.

Cerca de 30 quadros dirigentes de nível ministerial ou superior foram investigados por suspeita de corrupção desde que Xi Jinping assumiu a chefia do PCC, há um ano e meio.

É a mais persistente e diversificada campanha do género registada nas últimas décadas na China e como Xi Jinping prometeu, pretende “combater ao mesmo tempo as moscas e os tigres”.

O general Xu Caihuo é o maior “tigre” apanhado até agora pela Comissão Central de Disciplina do PCC, mas segundo a imprensa de Hong Kong, a atual campanha, considerada “uma questão de vida ou de morte” para a permanência do partido no poder, poderá atingir “tigres” ainda mais fortes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.