/

Angela Merkel eleita chanceler alemã para terceiro mandato

Armin Kübelbeck / Wikimedia

foto: Armin Kübelbeck/wikimedia

foto: Armin Kübelbeck/wikimedia

Angela Merkel foi hoje eleita chanceler alemã pela terceira vez pelos deputados, anunciou o presidente da câmara baixa do parlamento da Alemanha (Bundestag), Norbert Lammert.

Neste terceiro mandato, Merkel, líder da União Democrata-Cristã (CDU), passará a dirigir um Governo de “grande coligação” com os sociais-democratas do SPD, de Sigmar Gabriel, e com a União Social-Cristã da Baviera (CSU), Horst Seehofer, como prevê o acordo assinado na segunda-feira.

A chanceler obteve 462 votos em 621 votantes – o Bundestag tem 631 deputados – tendo a nova maioria 504 assentos.

Segundo a contagem anunciada por Lammert, 150 deputados votaram contra Merkel e nove em branco.

“Aceito o voto e agradeço-vos pela confiança que me foi dada”, disse Angela Merkel após o anúncio dos resultados da votação.

A CDU obteve uma clara vitória nas eleições gerais de 22 de setembro, com 41,5%, mas não conseguiu a maioria, e o seu anterior aliado no Governo, o Partido Liberal (FDP), não elegeu nenhum deputado.

A CDU iniciou então negociações para uma grande coligação com o SPD, que obteve naquelas eleições o seu pior resultado eleitoral (25,7%), alcançando um acordo no final de novembro. A CDU e a CSU seguiram o procedimento habitual de o submeter a um minicongresso, mas o SPD consultou os militantes, 75,9% dos quais disseram “sim” ao pacto.

No novo Governo, a CDU ficou com cinco pastas, mais a chancelaria, o SPD com seis e a CSU com três.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.