/

ANAC proíbe chineses de serem acionistas da TAP

1

O regulador da aviação não quer que o grupo chinês HNA seja acionista da TAP, estando apenas limitado ao papel de financiador de capital.

A notícia, avançada esta terça-feira pelo Expresso, avança que a Autoridade Nacional da Aviação Civil só vai permitir que os chineses do grupo HNA sejam financiadores da TAP em operações de entrada de capital, tal como o reforço de 120 milhões de euros que se encontra em curso, realizado pelo consórcio Atlantic Gateway.

Assim, o grupo chinês, que atualmente detém 23,7% do capital da companhia brasileira Azul Linhas Aéreas, controlada por David Neeleman, fica impedido pelo regulador de ser acionista da TAP.

De acordo com o mesmo jornal, a ANAC vê no grupo HNA um “mero financiador”, não havendo a possibilidade de “converter um eventual crédito em capital da TAP”.

Segundo o regulamento 1008, a ANAC tem de aprovar previamente qualquer alteração acionista na TAP que altere o panorama dos 45% atribuídos ao consórcio, dos 5% destinados aos trabalhadores e dos 50% que ficam com o Estado.

O Expresso sabe ainda que já foram feitas algumas alterações nos acordos com o Atlantic Gateway, com vista a colocar em conformidade a situação acionista da companhia, tendo em conta a legislação europeia.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.