/

Ana Gomes não recua – nem com levantamento de imunidade parlamentar

3

Security & Defence Agenda / Flickr

A eurodeputada Ana Gomes

A eurodeputada Ana Gomes

A eurodeputada socialista Ana Gomes disse esta quinta-feira, em Estrasburgo, que “iniciativas intimidatórias” como a queixa por difamação do ministro da Defesa português, que originou um pedido de levantamento da sua imunidade parlamentar, não a farão recuar.

Comentando o anúncio pelo presidente do Parlamento Europeu de que recebeu do Ministério Público português um pedido de levantamento da imunidade parlamentar da deputada, que remeteu para a comissão de assuntos jurídicos, Ana Gomes afirmou que respeitará a decisão da assembleia, mas garantiu que não desistirá de expor aquilo que considera serem as “responsabilidade políticas e eventualmente criminais” no processo de subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

A eurodeputada garantiu ainda que “não há, obviamente, nada de pessoal contra o ministro da Defesa” português, José Pedro Aguiar-Branco, que nem conhece “pessoalmente”, e sublinhou que o que está em causa é uma “questão política”, mantendo tudo o que afirmou em novembro passado e que motivou o ministro a interpor uma queixa no Departamento de Investigação e Ação Penal.

“Recordo que tomei a iniciativa de entregar à senhora Procuradora-Geral da República uma queixa sobre as suspeitas de corrupção e fraude contra o Estado de que todo esse processo estava eivado e que contestei a linha do Governo, que, aliás, vem plasmada agora neste projeto de relatório que está na Assembleia da República, na comissão de inquérito sobre os ENVC, que diz que o Governo não tinha alternativa face à posição da Comissão Europeia”, apontou.

Eurodeputada não retira declarações

Ana Gomes garantiu que não recuará perante a decisão que for tomada pela Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu.

“Não vou desistir, por todos os meios, na justiça e na opinião pública, de expor aquilo que acho que são responsabilidade políticas e eventualmente outras, criminais, num processo que, sem dúvida,é altamente lesivo dos interesses Estado português, de um setor estratégico para Portugal e para a Europa, que é o setor da construção naval, e, naturalmente, dos trabalhadores e de toda a população de Viana de Castelo, que viu estes estaleiros serem desmantelados de uma forma totalmente opaca e suspeita de corrupção”, declarou.

Questionada sobre se mantém as declarações proferidas em novembro de 2013, respondeu que sim, “absolutamente”.

“Não só mantenho, como prossigo a investigação. (…) Não abdicarei de fazer aquilo que corresponde às minhas responsabilidades como deputada e como cidadã portuguesa”, vincou.

/Lusa

3 Comments

  1. Parabéns Dra. Ana Gomes. Se os restantes dirigentes do PS tivessem a sua coragem politica e humana Portugal não seria um feudo de corruptos, piratas e salteadores dos cofres públicos e dos cidadãos trabalhadores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.