/

Amigo de Sócrates também pagava casa do filho do ex-ministro Silva Pereira

16

António Cotrim / Lusa

Pedro Silva Pereira, ex-ministro da Presidência de José Sócrates

As revelações em torno da investigação da Operação Marquês continuam e sabe-se agora que até o filho do antigo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, o número 2 de José Sócrates quando foi primeiro-ministro, residiu num apartamento em Paris pago por Carlos Santos Silva.

O semanário Sol noticia que, além de pagar a renda de um apartamento onde morava o filho de José Sócrates na capital francesa, Carlos Santos Silva também pagava a casa onde morava o filho de Pedro Silva Pereira, na mesma cidade.

A tese do Ministério Público centra-se na ideia de que o ex-administrador do Grupo Lena era o “testa de ferro” de José Sócrates.

Segundo a investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) a que o Sol teve acesso, “há registos de que as contas de Santos Silva serviram para José Sócrates comprar telemóveis que ofereceu como prendas de Natal e ainda para pagar tratamentos dentários a familiares”.

Santos Silva e Sócrates “accionistas ocultos” no negócio dos direitos televisivos

O Sol consultou também o acórdão do Tribunal da Relação que recentemente rejeitou o recurso da defesa sobre a especial complexidade do processo e nele constará que “Carlos Santos Silva e José Sócrates eram accionistas ocultos da Worldcom”, no âmbito de um negócio de direitos televisivos de futebol.

“Uma das pistas que alertou os investigadores foi um cheque de 2,7 milhões de euros emitido pela sociedade Partrouge Media SGPS – de Miguel Pais do Amaral – que acabou nas contas de Santos Silva”, conta o Sol.

O jornal nota que esse cheque “foi passado à Walton Grupo Inversor, sociedade espanhola ligada a Rui Pedro Soares (ex administrador da PT e presidente da SAD do Belenenses)” e que foi “endossado a favor de Carlos Santos Silva”.

O valor do mesmo cheque referia-se, nota o Sol, a “uma parte dos 6 milhões de euros pagos pela Partouge pela compra da Worldcom, detentora dos direitos de transmissão televisiva para Portugal dos jogos da Liga Espanhola”.

Sócrates queria ser avisado das escutas

No âmbito do recurso da defesa sobre a especial complexidade do processo, o Sol nota ainda que os advogados de José Sócrates alegavam a nulidade das escutas telefónicas por terem sido feitas quando ele não era ainda arguido. O mesmo é dizer que o ex-governante esperava ser primeiro avisado da investigação antes de ser escutado.

Proibição de contactos com Hélder Bataglia

Entretanto, fica-se ainda a saber, também por intermédio do Sol, que a proposta do procurador Rosário Teixeira para a prisão domiciliária com pulseira electrónica determinava a José Sócrates a proibição de contactos com Hélder Bataglia, fundador da Escom e accionista do Empreendimento turístico Vale do Lobo, no Algarve, e também com outros dois administradores do “resort” algarvio, ambos familiares do primeiro, respectivamente Rui Horta e Costa e Luiz Horta e Costa (este último um dos arguidos no “Caso dos Submarinos“).

Hélder Bataglia vai assim tendo “um papel cada vez mais central na Operação Marquês”,  realça ainda o Sol, com o Ministério Público a suspeitar de que ele intermediou transferências bancárias da ordem dos 17,5 milhões de euros que chegaram às contas de Carlos Santos Silva, dinheiro que os investigadores acreditam ser de facto de José Sócrates.

ZAP

16 Comments

  1. Só os meus amigos é que não me dão prendas, não me pagam a casa… porra tou a precisar de arranjar novos amigos

  2. Não se passa nada… Pelos vistos, a esta hora a maioria dos órgãos de informação de Portugal devem devem estar afogados em processos!!!

  3. Assiste-se à emergência de um “grande circulo” extravasado do “pequeno círculo” Sócrates – Chauffeur – Amigo de infância… E ainda há quem persista na “perseguição política”

  4. EH..PÁ…
    TAMBÉM TU?
    AFINAL QUANTOS SÃO?
    O NOSSO POVO QUER SABER TUDINHO, TUDINHO, TUDINHO…
    PARA FICAR LIMPINHO, LIMPINHO, LIMPINHO!

  5. As noticias saiem em catapulta e os negocios e os nomes que aparecem fazem-me sentir num pais surrealista, onde tudo parece ser a brincar. Contudo todas estas noticias só servem para confundir a opinião publica para que no final das discussões de café nada aconteça. Os bons acabam sempre por ser os espertos e os que são capazes de sem consciencia e pudor delapidar o patrimonio seja de quem for, em especial o do estado porque depois eatá o contribuinte para pagar. Imagino os bastidores desta gentinha em que todos gozam com as situações. O dinheiro dá-lhes poder, entendido como a capacidade de fazer mal ou prejudicar outras pessoas. Recordo um off record de um deputado que no proprio hemiciclo segredou em voz baixa: “…não se deve afrontar os poderosos…Vivi 20 anos na dita “ditadura” e após o golpe dos militares, não do povo, tudo passou a ser permitido, rodando os mesmos interesses nas cadeiras do poder. É triste assitir a tudo isto.

  6. Mas que grande filme! O Senhor Procurador devia ver menos series policiais e de espionagem. Anda a fazer-lhe mal à cabeça. Ou então devia abandonar a Justiça e dedicar-se a escrever argumentos para filmes. Lá imaginação fértil tem… Ah!… e de caminho levava a Felícia Cabrita para o assistir em TUDO… tudo mesmo 🙂

  7. E que tal uma investigaçãozita ao amigalhaço do gajo para ver de onde lhe veio todo aquele bago ?????? Terá sido do seu trabalho e do suor da sua cara ? Mas que raio! E esbanja os milhões pelos amigos e a familia fica a ver navios ? Não o interna por doença mental ???????????????????????????????????

  8. Ali o VICTOR CARVALHO podia tentar as entrelinhas do MAGNATA e dar saltos de contente por deixar de ver em túnel – Mergulhado na penumbra da sala sem descortinar o elenco qto mais os papeis de cada protagonista.

  9. Olha outro. Isto vai ao encontro do que digo há muito: é humanamente impossível que o restante elenco governativo não tivesse conhecimento do que se passava. A questão que se põe é: porque vão apenas atrás do Sócrates? Então e o Costa e os seus Kamov, Siresp e por aí fora? E o da câmara de Lisboa com a casa e a teixeira duarte? E o paulinho fields com as PPPs? E o raríssimas do Vieira dos espinhos?
    O Seguro bem tentou limpar o partido mas os de sempre mandaram-no logo passear para poder continuar o saque. Volta Seguro!

  10. o povo portuigues tem direito a saber tudo como tem direito a reaver o dinheiro. porque a justica nao actua? a justica deve actuar , contra o polvo . os criminosos do ps devem ser presos, e as coisas estao no comeco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.