Ameaça de “ataque iminente” fecha embaixada e consulado alemães na Turquia

Embaixada em Ancara e consulado e escola em Istambul foram encerradas devido à ameaça de um ataque iminente. Grupo curdo TAK já reivindicou o ataque de domingo passado.

A embaixada alemã em Ancara e o consulado e uma escola alemães na cidade de Istambul foram encerradas esta quinta-feira devido a uma ameaça de um “ataque iminente”, avança a BBC.

A decisão foi anunciada pelo ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, dias depois do atentado que no domingo passado fez 37 mortos.

O atentado, provocado por um carro armadilhado no centro da capital turca, foi hoje reivindicado pelo TAK, um grupo curdo próximo dos rebeldes do PKK.

Através de um comunicado online, os radicais afirmam que o ataque foi uma resposta às operações militares na cidade de Cizre situada no sudeste curdo.

O governo turco reagiu a este ataque com bombardeamentos aéreos ao PKK no norte do Iraque. Onze pessoas foram detidas por suspeitas de ligações ao atentado.

Em janeiro passado, doze turistas alemães foram mortos na sequência de um ataque suicida no centro de Istambul provocado por um grupo turco com ligações ao Estado Islâmico.

O país está em estado de alerta máxima por causa dos vários atentados que aconteceram nos últimos meses, sobretudo depois do ataque do EI que em outubro fez 103 mortos.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.