//

Amazon está a processar autores de avaliações falsas

1

Tim Li/ Flickr

A Amazon “apanhou” mais de 1000 utilizadores que ganhavam dinheiro a fazer avaliações falsas no seu site, e lançou acções judiciais contra todos eles.

Segundo o The Guardian, a Amazon levantou já processos contra 1.114 utilizadores. Os acusados foram identificados no Fiverr, uma plataforma online para freelancers e profissionais, onde os utilizadores podem divulgar serviços ou oferecer-se para pequenas tarefas remuneradas.

O site continha inúmeros utilizadores a oferecer o serviço de “publicação de reviews falsos”, com preços a partir de 5 dólares.

Ao contrário dos sistemas automatizados habitualmente usados para este tipo de fraude, os utilizadores identificados e processados faziam os seus reviews manualmente, para que as suas avaliações fossem mais “personalizadas”.

Numa página sobre um cabo USB, por exemplo, a Amazon encontrou comentários concebidos especificamente para o produto, como “… fiquei impressionado com a luminosidade do cabo”.

Os utilizadores escondiam os nomes e usavam múltiplos endereços IP, para não levantar suspeitas, pelo que a Amazon decidiu começar a procurá-los no Fiverr, com a intenção de obter informações que permitissem levantar os processos.

O Fiverr, em si, não foi acusado, por ter regras claras contra este tipo de actividade e porque tem estado a colaborar com a empresa no combate ao problema.

“Embora em pequeno número, estas avaliações falsas são suficientes para minar a confiança dos utilizadores e prejudicar a vasta maioria de vendedores e marcas presentes na nossa plataforma”, afirmou a empresa, em comunicado.

“Lançámos esta acção para proteger os consumidores e remover estes utilizadores criminosos do nosso ecossistema”, acrescenta a Amazon.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.