//

Alterações climáticas são a maior ameaça ao planeta

Scout Tufankjian for Obama for America / Barack Obama / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou este sábado que as alterações climáticas são “a maior ameaça ao planeta” e disse esperar que os seus piores efeitos possam ser evitados.

“Atualmente, não há maior ameaça ao nosso planeta do que as alterações climáticas”, afirmou o presidente dos Estados Unidos na sua mensagem radiofónica semanal.

“As alterações climáticas não podem ser negadas nem ignoradas. O mundo olha para os Estados Unidos esperando que assuma a liderança nesta matéria e é o que estamos a fazer”, disse Obama, lembrando que o ano de 2014 foi o mais quente desde que os registos de temperaturas começaram a ser feitos em 1880.

Obama anunciou que se deslocará na quarta-feira, por ocasião do Dia Mundial da Terra, ao parque nacional de Everglades, na Flórida, “um dos locais mais singulares do planeta, mas também um dos mais frágeis”.

O presidente norte-americano lembrou a sua aposta nas chamadas “energias limpas” e disse que as emissões de carbono dos EUA caíram 10% desde 2007.

“Comprometemo-nos a duplicar o ritmo de diminuição da poluição e a China comprometeu-se, pela primeira vez, a limitar as suas emissões”, afirmou em alusão a um entendimento alcançado em novembro com o presidente chinês, Xi Jinping.

“Como as maiores economias do mundo se uniram, há novas esperanças para o mundo alcançar, finalmente, este ano, um acordo para evitar os piores impactos das alterações climáticas antes que seja demasiado tarde”, afirmou.

Obama espera que se alcance um acordo sobre clima na cimeira que se realiza em dezembro em Paris, seis anos após o fracasso da cimeira de Copenhaga, na qual participou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.