/

Algarve fustigado por chuva e inundações

Luís Forra / Lusa

Bombeiros observam automóveis parcialmente inundados em Albufeira

Bombeiros observam automóveis parcialmente inundados em Albufeira

A chuva que tem fustigado o Algarve provocou hoje inundações em estradas, garagens e alguns estabelecimentos comerciais nos concelhos de Loulé, Albufeira e Portimão, disse à Lusa fonte dos bombeiros do Algarve.

A chuva intensa registada esta manhã no Algarve provocou quase 70 inundações em estradas, garagens e alguns estabelecimentos comerciais nos concelhos de Loulé, Albufeira e Portimão.

O mau tempo, segundo a meteorologista Sandra Correia, do Instituto Português do Mar e Atmosfera, deve-se a uma depressão situada a sudoeste do território continental português que tem estado a afectar e a condicionar o tempo no centro e sul do país.

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro de Faro, até às 13h00, foram registadas 69 ocorrências, com maior incidência nos concelhos de Loulé, Albufeira, Faro e Silves.

Segundo a mesma fonte, algumas estradas ficaram intransitáveis devido ao grande volume de água, e registaram-se inundações ao final da manhã em alguns estabelecimentos comerciais.

Não há registo de pessoas desalojadas.

Segundo comentários de utilizadores no Twitter, as inundações provocaram cortes no abastecimento de energia eléctrica em Albufeira, cujo centro ficou completamente inundado.

Segundo a vereadora da Protecção Civil da Câmara de Albufeira, Ana Vidigal, “a baixa da cidade tem sido a zona mais afectada pela intempérie, centrando-se a prioridade das equipas no auxílio às pessoas”.

A Proteção Civil registiu a queda de algumas árvores e estruturas, mas sem vítimas ou grandes prejuízos materiais.

As equipas de socorro resgataram pessoas que ficaram retidas em locais inundados pelas águas na baixa da cidade, que não conseguiam sair pelos seus próprios meios.

Nas operações nos diversos concelhos estiveram envolvidos 192 operacionais, apoiados por 81 veículos.

O mau tempo que se fez sentir no barlavento algarvio está agora a deslocar-se para leste, devendo acentuar-se no litoral alentejano, Setúbal e Lisboa.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.