/

Alemanha reintroduz controlo de fronteiras

4

Jens Buettner / EPA

Refugiado sírio em Horst, Alemanha

Refugiado sírio em Horst, Alemanha

O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, anunciou hoje que o país reintroduziu provisoriamente os controlos das fronteiras, para “conter o afluxo de refugiados chegados à Alemanha”.

“A Alemanha introduziu provisoriamente os controlos nas suas fronteiras, em particular com a Áustria”, afirmou o ministro em Berlim.

Munique, principal porta de entrada na Alemanha, é uma cidade “saturada”, com 63.000 migrantes entrados em duas semanas.

Também hoje a companhia ferroviária austríaca OBB anunciou a suspensão da ligação ferroviária com a Alemanha, país ao qual procuram chegar por comboio milhares de migrantes, através da Áustria.

A decisão entrou em vigor a partir das 16:00 de Portugal, segundo a companhia, sem dar mais detalhes.

Thomas de Maizière salientou também que a Alemanha não está disposta a aceitar que os refugiados que chegam à Europa possam escolher o país de acolhimento, no seguimento de um afluxo sem precedentes de migrantes, que têm chegado à Europa aos milhares e que na generalidade têm a Alemanha como destino final.

Os requerentes de asilo devem compreender “que não podem escolher os países onde procurar proteção”, disse o ministro aos jornalistas.

A Alemanha espera um recorde de 800 mil requerentes de asilo só este ano.

As regras europeias, que impõem que os pedidos de asilo sejam colocados no primeiro pais de entrada na União Europeia, “devem continuar a funcionar”, disse o ministro.

 

Para a Comissão Europeia, a decisão da Alemanha reintroduzir provisoriamente os controlos das fronteiras para conter o afluxo de refugiados que chegam ao país mostra a “urgência” da implementação de um plano de âmbito europeu de repatriação dos recém-chegados,

/Lusa

4 Comments

  1. Olha, olha… estes alemães continuam a surpreender (e nem por isso…)!
    Então estavam tão generosos (que até incentivaram a vinda de mais refugiados) e agora fecham a porta?!
    Que escumalha de governantes temos a liderar a EUROPA!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.