/

Alemanha procura 80 supostos nazis por julgar

3

OPA / Wikimedia

Os arquitectos da purga nazi: Hitler, Göring, Goebbels, e Hess. Faltam Himmler e Heydrich.

Os arquitectos da purga nazi: Hitler, Göring, Goebbels, e Hess. Faltam Himmler e Heydrich.

O Centro Simon Wiesenthal anunciou ter entregue às autoridades alemãs uma lista de nomes de 80 membros de esquadrões da morte nazis, segundo noticia o jornal Sueddeutsche Zeitung.

A organização de direitos humanos apela à Alemanha que investigue e procure descobrir os criminosos que estejam vivos que possam ser levados à justiça.

De acordo com o Sueddeutsche Zeitung, o director da sucursal do Centro Wiesenthal em Jerusalém, Efraim Zuroff, afirmou numa conferência de imprensa no ano passado que existem pessoas pertencentes aos grupos de extermínio SS responsáveis por mortes de centenas de milhares de pessoas na frente oriental que não tinham sido levadas à justiça.

Efraim Zuroff referiu na altura que os esquadrões da morte nazis contavam com aproximadamente três mil membros, cerca de dois por cento dos quais poderiam ainda estar vivos.

Arikb / Flickr

Efraim Zuroff, director da sucursal do Centro Wiesenthal em Jerusalém

Efraim Zuroff, director da sucursal do Centro Wiesenthal em Jerusalém

Um ano depois, o Centro Simon Wiesenthal apresentou às autoridades alemãs uma lista de 80 supostos criminosos de guerra nazis, incluindo quatro mulheres. Todos nascidos entre 1920 e 1924 e, provavelmente, “ainda estão vivos e com suficiente saúde para se julgados”, como destacou Efraim Zuroff, citado pela RVR.

“O tempo está a esgotar-se. Não há razão para deixar de prestar atenção a essas pessoas só porque elas são de terceira idade. Não merecem qualquer condescendência, porque, obviamente, não tinham nenhuma compaixão pelas suas vítimas”, escreve o The Wall Street Journal, citando Zuroff.

A lista foi apresentada aos Ministérios da Justiça e do Interior da Alemanha, exigindo a abertura de um processo penal. Segundo o Sueddeutsche Zeitung, todos os dados foram já remetidos à agência de investigação de crimes nazis. Os primeiros resultados da investigação serão anunciados nas próximas semanas.

ZAP / RVR

3 Comments

  1. Pois, e eu tambem gostava de ver os criminosos israelitas no banco dos réus e americanos tambem, mas o tribunal por eles criado não tem autoridade para os julgar.
    Tenham vergonha que já vai sendo tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.