Alemanha enfrenta os EUA na sombra da “vergonha de 1982”

flaviojvieira.blogspot.pt

-

O último dia da fase de grupos do Mundial 2014 tem apenas uma equipa já garantida nos oitavos de final – e nenhuma eliminada. Sete seleções disputam, assim, três vagas nas eliminatórias que começam já no sábado.

Enquanto os portugueses estão com o coração nas mãos, o jogo que mais chama a atenção do resto do mundo nesta quinta-feira é Alemanha x EUA, num confronto às 17h (hora de Lisboa), em simultâneo com a partida entre Portugal e Gana.

Um empate satisfaz tanto a Alemanha como os EUA: com quatro pontos cada, este resultado permite a ambas passar à segunda fase. Os alemães têm vantagem no saldo de golos e ficariam, assim, na liderança do grupo.

Como é comum em situações deste tipo, as equipas foram questionadas sobre a possibilidade do chamado “jogo de compadres”, aquele em que as equipas se conformam com a pontuação mínima necessária e jogam uma partida sem riscos.

“Esses rumores chegam de fora. Um jogo como este só acontece a cada quatro anos, então não há como não pensar em vencer”, disse o selecionador dos EUA, o alemão Jurgen Klinsmann. “Não fomos feitos para entrar num jogo para empatar. Queremos marcar golos e levar os três pontos.”

O treinador alemão, Joachim Low, que assumiu o comando técnico da seleção precisamente depois de ser auxiliar de Klinsmann, também negou que a amizade com o comandante adversário comprometa o jogo. “Quem nos conhece sabe que somos ambiciosos e queremos ganhar”.

“Vergonha de Gijón” e jogos simultâneos

Há 32 anos, no Mundial de 1982 em Espanha, a Alemanha protagonizou um jogo polémico no mesmo contexto.

Diante da Áustria, os germânicos da RFA abriram o marcador com 1-0 aos dez minutos, um resultado que classificava ambas as equipas. No entanto, depois disso, simplesmente pararam de jogar, trocando passes como quem espera o tempo passar.

A partida de 25 de junho de 1982, conhecida como “Die Schande von Gijón” (“A Vergonha de Gijón“), revoltou os adeptos nas bancadas e os comentadores que narravam o jogo.

A Argélia, que tinha tido o último jogo do grupo dias antes dessa partida e poderia ter passado para os oitavos de final em caso de empate ou de uma vitória mais expressiva da Alemanha, entrou com um protesto junto à FIFA alegando que o resultado tinha sido combinado.

Apesar de a acusação nunca ter sido provada e o resultado ter-se mantido, os últimos jogos de cada grupo na fase final dos Mundiais passaram a acontecer em simultâneo, de forma a tornar mais difícil a manipulação de resultados.

Portugal x Gana

Se Alemanha e Estados Unidos estão muito perto do apuramento para a fase de eliminatórias, Portugal e Gana jogam em Brasília com apenas um ponto cada.

Ganhar não é suficiente para nenhum dos dois: é preciso torcer para que não haja empates no outro jogo, e ainda compensar a diferença do saldo de golos. Enquanto a Alemanha tem um saldo positivo de quatro golos, os EUA têm um, contra -1 do Gana e -4 de Portugal.

Com o pior saldo, os portugueses não têm outra opção que não seja uma vitória estrondosa – complementada com uma goleada também no jogo dos líderes do grupo – para alcançarem o sonho de um lugar nas oitavas. Praticamente à espera de um milagre, mas, como versa o ditado, a esperança é a última a morrer.

Os vencedores do grupo G vão encontrar-se nos oitavos de final com os vencedores do grupo H, que decidem as classificações às 21h nas partidas Bélgica x Coreia do Sul e Argélia x Rússia.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.