//

Alemã dedica o seu tempo a apagar mensagens nazis e racistas nas ruas de Berlim

1

Oliver Wolters / Wikimedia

Irmela Schramm, a alemã que anda pelas ruas de Berlim a apagar mensagens nazis e racistas

Irmela Schramm, a alemã que anda pelas ruas de Berlim a apagar mensagens nazis e racistas

A alemã Irmela Schramm é a prova de que não há gesto que seja demasiado pequeno, ou idade demasiado avançada, para restabelecer a fé na Humanidade.

A senhora de 70 anos considera-se uma “empregada de limpeza política” e o título assenta-lhe que nem uma luva. Irmela dedica o seu tempo, pelas ruas de Berlim, a apagar mensagens nazis e racistas que estejam escritas ou coladas em espaços públicos.

“Eu preocupo-me muito com as propagandas de ódio, por isso, quis mostrar a minha posição“, explica.

Inicialmente, sempre que via uma dessas mensagens, Irmela usava apenas as suas chaves para as apagar mas, depois de 30 anos na luta, já possui um verdadeiro arsenal contra essa ideologia política: um apagador, um raspador e uma lata de spray. Tudo guardado numa bolsa em que se pode ler “Contra nazis”.

Nascida no fim da Segunda Guerra Mundial, Irmela tornou-se ativista na década de 60, tendo já participado em diversos movimentos antinazis.

Desde então, a alemã dedica 17 horas semanais a este trabalho de resistência contra as propagandas de ódio. Apesar de serem pequenos gestos, a senhora já fez uma enorme diferença na cidade: cerca de 130 mil adesivos e pósteres nazis já foram removidos.

A alemã não recebe nenhum incentivo monetário por este trabalho e ainda é alvo de ameaças constantes. Irmela conta que, um dia, encontrou o seu próprio apelido num graffitti que dizia “Schramm, nós vamos apanhar-te”.

Irmela já recebeu uma medalha de honra do governo alemão por este gesto mas, em 2000, decidiu devolvê-la porque um ex-nazi também foi condecorado.

É um trabalho duro e sem qualquer “glamour” mas que, na sua opinião, fazer a diferença contra o horror é a verdadeira recompensa.

ZAP // Hypeness

1 Comment

  1. Sao pessoas como esta senhora com gestos de pouco impacto mas com grande significancia que restabelecem a minha fé na Humanidade, porque somos todos humanos, antes de qualquer religiao, cor ou sexo. Um bem-haja!

    -ag

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.