/

Aldeia de Matajudeus quer mudar de nome

castrillomatajudios.es

Ayuntamiento de Castrillo de Matajudios

Castrillo Matajudíos é uma pequena povoação  na comunidade autónoma espanhola de Castela e Leão, no noroeste do país, que ficou famosa mundialmente pelo seu nome politicamente incorrecto – “matajudíos”, que em espanhol significa “mata judeus”.

No fim do próximo mês de maio, os 56 habitantes oficialmente registados na aldeia poderão decidir em votação se a povoação mantém o polémico nome, ou se o trocam por algo menos notório – e menos agressivo.

A mudança tem sido debatida desde 2009, e não é a primeira vez que se discute o assunto. Há cerca de 30 anos, a população ponderou mudar o nome para Castrillo de Cabezón, em homenagem ao músico renascentista António de Cabezón, que nasceu ali em 1510. Na altura, o nome actual acabou por ser preservado.

Desta vez, dois nomes estão a ser debatidos – com pequenas variações no título actual do povoado: Castrillo Mota de Judíos ou Castrillo Motajudíos, que significa “colina de judeus”.

O presidente da junta de freguesia, Lorenzo Rodríguez Pérez, disse à BBC que a povoação recebe frequentemente cartas a exigir que o nome da localidade seja alterado.

“O nome pode ser considerado uma ofensa por muitos”, diz o autarca.

Nos últimos anos, os próprios habitantes do povoado têm-se sentido constrangidos em pronunciar o nome. Muitos preferem encurtá-lo.

“Eles preferem dizer que são de Castrillo, para evitar polémicas”, conta o prefeito.

O caso acabou por ganhar repercussão mundial, com notícias em jornais de grande circulação na Grã-Bretanha e França.

Origem desconhecida

As origens do nome ainda hoje são polémicas.

O historiador Rodrigo de Sáez disse à BBC que há diversas versões sobre como esse título surgiu.

“O termo original era Mota Judíos, que significa colina de judeus. Entre os historiadores, não existe consenso se a mudança para Matajudíos foi provocada por um conflito real com os judeus, ou se – pelo contrário – foi uma deformação provocada pelo anti-semitismo que reinava na Espanha nos tempos da Inquisição, durante os séculos 15 e 16.”

Nessa época, os judeus foram expulsos de Espanha pelos reis católicos. Os judeus que não aceitaram converter-se ao catolicismo foram banidos.

A primeira referência encontrada em registos ao termo “Matajudíos” é de 1627.

Lorenzo Rodríguez Pérez diz que os seus ancestrais na aldeia são inocentes das acusações de terem morto quaisquer judeus.

“Foram os de Castrojeriz, um povoado perto daqui, que em 1035 acabaram com os judeus, matando algo como 60 judeus e deslocando os demais para uma colina próxima de Castrillo.”

De acordo com esta versão, foi nesta época que se começou a chamar o novo povoado de Castrillo Mota de Judíos, em referência à colina, que fica no caminho dos peregrinos de Santiago de Compostela.

A um mês da votação, os habitantes continuam num intenso debate, com todo o tipo de opiniões sobre a possível mudança de nome.

Ninguém se aventura a arriscar um palpite sobre qual será o resultado da votação. Rodríguez Pérez garante que o nome será trocado mesmo que o “sim” ganhe por apenas um voto de diferença.

Enquanto isso, arqueólogos trabalham na região. Estão literalmente a tentar escavar algo mais sobre o passado da aldeia.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.