/

Ainda não foi desta: Cavaco chamou Costa e pediu mais garantias

14

presidencia.pt

António Costa com Cavaco Silva

António Costa com Cavaco Silva

Depois de uma curta audiência realizada esta manhã em Belém, o Presidente da República entregou ao líder socialista um documento com seis pontos específicos no qual pede mais esclarecimentos que possam garantir um governo de estabilidade.

O secretário-geral do PS, António Costa, esteve esta segunda-feira reunido com o Presidente da República durante meia hora, não tendo prestado declarações à comunicação social à saída.

Ainda não foi desta que Cavaco Silva indigitou o líder socialista como primeiro-ministro, tendo antes apresentado a Costa um conjunto de exigências “suscitam dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista”.

A Presidência da República já divulgou o documento entregue a Costa no final da reunião, no qual exige garantias sobre questões específicas que considerou estarem “omissas” nos acordos assinados pelo PS com os partidos de esquerda.

“O Presidente da República solicitou ao secretário-geral do Partido Socialista a clarificação formal de questões que, estando omissas nos documentos, distintos e assimétricos, subscritos entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes”, suscitam dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura”, lê-se na nota divulgada no site da Presidência da República.

No comunicado publicado esta manhã, Cavaco quer mais esclarecimentos sobre a posição dos quatro partidos relativamente a seis questões concretas:

a) aprovação de moções de confiança;

b) aprovação dos Orçamentos do Estado, em particular o Orçamento para 2016;

c) cumprimento das regras de disciplina orçamental aplicadas a todos os países da Zona Euro e subscritas pelo Estado Português, nomeadamente as que resultam do Pacto de Estabilidade e Crescimento, do Tratado Orçamental, do Mecanismo Europeu de Estabilidade e da participação de Portugal na União Económica e Monetária e na União Bancária;

d) respeito pelos compromissos internacionais de Portugal no âmbito das organizações de defesa colectiva;

e) papel do Conselho Permanente de Concertação Social, dada a relevância do seu contributo para a coesão social e o desenvolvimento do País;

f) estabilidade do sistema financeiro, dado o seu papel fulcral no financiamento da economia portuguesa.

O documento termina com a afirmação de que “o esclarecimento destas questões é tanto mais decisivo quanto a continuidade de um governo exclusivamente integrado pelo Partido Socialista” e que “dependerá do apoio parlamentar das forças partidárias”.

O encontro com o secretário-geral do PS segue-se às 31 audiências realizadas pelo chefe de Estado desde 12 de novembro com confederações patronais, associações empresariais, centrais sindicais, banqueiros, economistas e partidos representados no parlamento eleito nas legislativas de 4 de outubro.

Estas audiências começaram dois dias depois da aprovação de uma moção de rejeição ao programa do Governo de coligação PSD/CDS-PP, liderado por Passos Coelho.

ZAP / Lusa

14 Comments

  1. Estás lixado! E agora como é que tu vais descalçar a bota? Essa esquerdalhada (caviar) com quem fizeste acordos às escondidas estão pelos ajustes? Claro que não. Tu pensavas que era entrar e bailar, mas agora deves ver que as coisas são mais complicadas. Nem o velho só ares e o socas te podem valer. Vai cortar o cabelo!!!

  2. Está a dar tempo para os últimos arranjinhos da minoria PSD/CDS… devem andar a fazer mais uns negócios tipo TAP, ou mesmo a nomear para cargos a longo prazo secretários de estado e ministros…
    Rato sempre Rato…

  3. Entao pensavam que o velho estava a dormir e que iria cair na cantiga de um tipo que so quer ser primeiro ministro, apoiado por gente que nada mais faz ou fez que criticar e que agora viram uma oportunidade de chegar ao poder, que nunca mais podem ter, sem nunca terem apresentado soluçoes crediveis.
    Devemos estar todos loucos se queremos voltar a colocar Portugal de pantanas e sem nenhuma credibilidade. Quem é que vai pagar as promessas destes tipos.
    Os da PaF estao neste momento a rirse da batata quente que o Costinha tem.
    Nem o proprio irmao dele que escreve todos os dias nos acredita no acordo….

  4. Afinal o Sr.Presidente da República com os 6 pontos de “compromisso” apenas pretende responsabilizar politicamente no futuro A.Costa sem dar confiança à extrema esqª cuja dinâmica programática até chega a ser incompatível com o estado de direito democrático…
    O PASOK (PS) português cada vez mais próximo.

  5. Sendo improvável, vamos supor que os portugueses se fartavam de vez de ser paus-mandados da Alemanha e votavam em massa (e.g., 70%) num partido anti-europeu. O que faria Cavaco? Daria posse a um governo ultra-minoritário de um partido que tivesse recolhido, por suposição, 15% ou 20% dos votos mas fosse pró-europeu? Este exemplo extremo permite tornar claro que o que Cavaco está a fazer é um atentado à democracia, muito próximo de um golpe de Estado. Em democracia, respeita-se a vontade da maioria! A única coisa que tem que um governo deve acatar é a constituição (coisa que o anterior governo não fez), e mesmo essa, havendo maioria qualificada, é susceptível de ser alterada.

    • Suposições com imaginação fraquinha! Por isso pegue no seu exemplo e substitua a maioria anti-europeísta e ponha lá partidos totalitários… Não se trata apenas de “ouvir os partidos”… O presidente da República é o maior responsável pela nomeação do 1º ministro que vai formar governo!

  6. Esclareço que nunca votei em Cavaco Silva,por nunca lhe reconhecer competências para governar um País,nem ser o representante de todos os Portugueses.Enquanto esteve completamente adormecido durante o mandato,este Sr.nunca deu a conhecer quais as suas reais intenções.O que pretende agora Cavaco Silva, com exigências desta natureza,que transcendem o ridículo.Estou convencido que um titular de tão alto cargo no País,é sujeito com regularidade a exames fisicos e psiquicos para testar as suas faculdades. Este Sr. que devia ter vergonha daquilo que está a fazer(Já agora falta falar com o Jose Mourinho),pois não está a respeitar a democracia ,nem os votos maioritários na ESQUERDA em PORTUAL. Cavaco Silva provou em final de mandato,que afinal é o Presidente do PSD,por quem tem uma admiração doentia.

  7. Esclareço que nunca votei em Cavaco Silva,por nunca lhe reconhecer qualidades e competências para governar um País, nem ser o representante de todos os Portugueses.Enquanto esteve completamente adormecido durante o mandato,este Sr.nunca deu a conhecer quais as suas reais intenções.O que pretende agora Cavaco Silva, com exigências desta natureza,que transcendem o ridículo.Estou convencido que um titular de tão alto cargo no País,é sujeito com regularidade a exames médicos, para apurar as suas faculdades. Este Sr. que devia ter vergonha daquilo que está a fazer(Já agora falta falar com o Jose Mourinho),pois não está a respeitar a democracia ,nem os votos maioritários dos PORTUGUESES na Esquerda em PORTUGAL. Cavaco Silva provou em final de mandato,que afinal é o Presidente do PSD,por quem tem uma admiração doentia.
    Lembro que o 25 de Abril fez-se em PORTUGAL, para vigorar a DEMOCRACIA.Aproveito a oportunidade para agradecer a Cavaco Silva,nem tudo foi mau no seu mandato ,pela sua ida á Madeira,que possibilitou a baixa de preço das bananas,no CONTINENTE.

  8. Democracia para alguns é educação e inteligência, para outros é ser-se mal educado e irónico.
    Meu povo, conseguem ver as diferenças? Felizmente ainda somos a legal maioria.
    É como tudo, há os que pagam e os que não pagam e os que não querem pagar.
    Felizmente ainda não afundamos porque são mais os que pagam do que os que não pagam e dos que não querem pagar.
    Será que a lei do cheque vai alterar novamente? Será que os tribunais vão novamente entulhar-se de cheques sem tecto? Tipo, compro e não pago, porque não me apetece pagar? kkk, talvez.
    Meu povo abram os olhos, ponham finos e protejam-se!
    Eu já congelei o meu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.