//

Águas no Tejo vão continuar a subir, barragens aumentam descargas

dungodung / Flickr

Vista do Rio Tejo junto à Praça do Comércio, em Lisboa

Vista do Rio Tejo junto à Praça do Comércio, em Lisboa

As descargas nas barragens portuguesas e espanholas vão aumentar de intensidade e a consequência será a subida das águas do rio Tejo, com efeitos que se deverão fazer sentir nas zonas ribeirinhas durante a madrugada, disse fonte da protecção civil.

Segundo a mesma fonte, o maior caudal lançado pelo conjunto das barragens com influência no rio Tejo foi de 3452m3/s, às 17:00 de hoje, sendo expectável que o mesmo chegue aos 3500m3/s durante as próximas horas, nível considerado como “a barreira” para a activação do alerta Laranja.

“Com base na Informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela EDP produção, existe uma forte probabilidade de um aumento significativo nas descargas das barragens do Fratel, Pracana e Castelo de Bode, quer pela influência directa das descargas das barragens de Espanha, quer pela influência da forte precipitação que se tem feito sentir na bacia do rio Zêzere e do rio Tejo”, referiu a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

“A conjugação das descargas portuguesas e espanholas deve fazer-se sentir a meio da madrugada, cerca das 04:00, e o nível das águas deve subir mais um metro do que está actualmente”, referiu, tendo feito notar que as populações e os serviços de protecção civil “estão tranquilos e preparados” para os efeitos desta subida.

As previsões meteorológicas apontam novamente para a ocorrência de precipitação no distrito de Santarém e, tendo em conta a pluviosidade que se faz sentir em Espanha, para as próximas 24 horas “é expectável um agravamento dos caudais dos afluentes”.

Segundo acrescentou o operacional do CDOS, prevê-se ainda que as descargas das barragens do Fratel e da Pracana possam atingir o somatório de 2.500 m3/s, durante as próximas horas.

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo está desde a manhã de hoje em alerta Amarelo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.