/

Agora num clique, uma visita virtual a Monsaraz com uma vista 360°

(dr) Nuno A. Madeira / monsaraz360.pt

Vila de Monsaraz, no Alentejo

Vila de Monsaraz, no Alentejo

A vila medieval alentejana de Reguengos de Monsaraz dispõe, agora, de um site interativo inovador, que possibilita uma visita virtual de 360 graus à povoação, para apreciar o património e a envolvente natural.

“Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode fazer uma visita guiada com informação turística, referência aos monumentos, aos postos de turismo” e “com uma perspetiva virtual de 360 graus”, disse o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O autarca realçou hoje à agência Lusa que o site, disponível em monsaraz360.pt, em português e inglês, é “inovadora” em Portugal.

“Fotografias de 360 graus há muitas” pela Internet, mas este site é “o primeiro” que, “de forma estruturada”, permite uma visita virtual deste tipo, em que o utilizador consegue ver “tudo o que está à sua volta, por cima e por baixo”, frisou.

A página, através de “tecnologias de fotografia com alta definição, a três Dimensões (3D) e a 360 graus”, possibilita ao cibernauta um percurso pelas ruas e locais mais importantes da vila, com informação passo a passo.

“A pessoa que está no arrabalde de Monsaraz” pode “dirigir-se até ao próximo local fotografado, que é a porta da vila” e optar por ir “por aí, até ao Castelo”, indicou.

nunomadeirapanoramica360 / Facebook

O fotógrafo Nuno Madeira

O fotógrafo Nuno Madeira

O objetivo da câmara municipal ao promover este projeto, criado por Nuno Madeira, do estúdio digital WIDE e do site 360cityguides, foi o de dar a conhecer a história e o património daquela vila mediante um ‘olhar’ virtual capaz de “aguçar o apetite” para uma visita real.

“Para nós significa ‘aguçar o apetite’ das pessoas para se deslocarem lá e vivenciarem um local do qual temos muito orgulho e que tem características únicas”, frisou.

O site, apresentado oficialmente na 22.ª Exporeg, que termina hoje na sede de concelho, tem galerias de imagens da autoria dos fotógrafos António Caeiro, João Fructuosa e David Ramalho.

A história da vila, visita interativa de 360 graus e o mapa de localização da vila, com informação das povoações mais próximas, são algumas das vertentes disponibilizadas.

O percurso começa na Ermida de S. Bento, no exterior das muralhas, com vista para a paisagem, seguindo-se a porta da vila e a descoberta das ruas históricas e dos principais monumentos.

O projeto está disponível para computador, ‘tablet’ e telemóvel, com diferentes versões de visita virtual.

Os utilizadores que recorram a dispositivos móveis podem ainda aceder a informações úteis dos principais pontos de Monsaraz, ao Guia Turístico do concelho e a eventos programados para a localidade.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.