/

Agências americana e britânica roubaram chave de encriptação de cartões SIM

O antigo perito em informática da NSA, Edward Snowden, divulgou novos documentos que revelam que agências de espionagem norte-americanas e britânicas acederam à rede interna do maior fabricante mundial de cartões SIM com o objectivo de roubar as chaves de encriptação usadas para proteger os dados dos utilizadores.

O ataque aos sistemas da Gemalto, multinacional sedeada na Holanda fabricante de cartões SIM de telemóveis e chips de cartões de crédito, foi resultado de uma parceria entre as agências de inteligência norte-americana NSA e britânica GCHQ.

A divulgação destes documentos é considerada de grande importância, no que respeita à privacidade dos utilizadores, dado que a Gemalto está presente em 85 países e conta com 1,5 mil milhões de utilizadores a nível mundial.

Segundo o The Intercept, o ataque à Gemalto terá sido efectuado através da penetração nos sistemas informáticos da empresa, nas sua instalações em vários países, executada pela GCHQ, com a ajuda de operacionais da NSA.

Com esta chave de encriptação, as duas agências têm acesso aos cartões SIM dos utilizadores, podendo interceptar e escutar todas as chamadas efectuadas.

A Gemalto fabrica cerca de 2 mil milhões de cartões SIM por ano – com o lema “Segurança para ser Livre“.

tecnologia.com.pt

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.