Agência Espacial Europeia revela evaporação total de lago na Bolívia

4

ESA/Belspo – produced by VITO

Mini-satélite Proba-V regista evaporação total do Lago Poopó, na Bolívia, com imagens de 27 Abril 2014, de 20 Julho 2015 e de 22 Janeiro 2016.

O mini-satélite Proba-V da Agência Espacial Europeia (ESA) detectou a partir do Espaço a evaporação total do Lago Poopó, na Bolívia. Aquele que era o segundo maior lago do país, está completamente seco.

O Lago Poopó, situado nas Montanhas Altiplano, tem uma área de 3000 km2, ou seja, é “maior do que as Ilhas da Reunião”, e está agora “totalmente evaporado”, revela a Agência Espacial Europeia.

A ESA divulgou imagens recolhidas pelo mini-satélite Proba-V a 27 de Abril de 2014, a 20 de Julho de 2015 e a 22 de Janeiro de 2016, respectivamente, para confirmar a evaporação completa do Lago salgado.

Na imagem reproduzida acima, é possível detectar na figura mais à direita do ecrã as salinas secas na parte sul do Lago.

A ESA justifica a evaporação da água dada a pouca profundidade do lago, que era de apenas uma média de 3 metros, combinada com o ambiente árido das montanhas nas suas imediações, o que o tornou particularmente “sensível às flutuações no clima”.

A seca provocada pelo pior El Niño jamais visto e as mudanças climáticas contribuíram assim, para o desaparecimento do Poopó.

Outro factor que pesou para este desfecho foi a extracção das fontes de água do lago para a agricultura e para a indústria das minas.

O estado de evaporação do Lago Poopó foi oficialmente declarado em Dezembro passado, segundo a ESA, que lembra que, em 1994, se verificou uma situação idêntica com o desaparecimento total da água.

No entanto, a agência teme que “qualquer reenchimento possa demorar muitos anos, se sequer ocorrer”.

SV, ZAP

4 Comments

  1. Quote: “O Lago Poopó, situado nas Montanhas Altiplano, tem uma área de três mil metros quadrados”

    Penso que o jornalista autor do artigo apenas se referiu ao “penico” do lago….. Será?

  2. ”O Supremo Tribunal dos Estados Unidos suspendeu esta terça-feira um ambicioso programa de redução de emissões poluentes por centrais térmicas proposto pelo presidente norte-americano, Barack Obama”.
    TUDO AJUDA para que isto aconteça.

  3. Restará à humanidade para que sobreviva por mais umas centenas de anos descobrir tecnologia suficientemente capaz e barata para transformar a água salgada dos oceanos em água doce e a fazer retornar a rios e reservatórios, evitar a subida dos oceanos e distribuir melhor a água existente no planeta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.