/

Agência atribui a Portugal rating acima de “lixo”

O.I.N. / Wikimedia

-

A agência de rating ARC Ratings atribuiu uma notação de BBB-, primeiro nível acima da categoria de “lixo”, com perspetiva estável à dívida soberana de Portugal na primeira avaliação que a empresa fez à economia portuguesa, foi hoje anunciado.

Num relatório hoje divulgado, a ARC Ratings (ARC) explica que a notação atribuída, que não foi feita a pedido do país, se baseia na vontade política de estabilizar a economia, numa recuperação económica mais apoiada nas exportações e na estabilidade política e continuidade de políticas entre os partidos do arco da governação, incluindo já as próximas eleições legislativas.

A gestão proativa que limita os riscos associados à elevada dívida pública de 130% do Produto Interno Bruto (PIB), a queda do desemprego, o programa de compra de dívida pública por parte do Banco Central Europeu e o fato de pertencer à zona euro são outros dos fatores que justificam a atribuição da notação de BBB-, refere a ARC.

Em relação aos riscos que a economia portuguesa enfrenta, a ARC destaca o histórico de fraco crescimento económico, incluindo antes da crise, a falta de competitividade da economia, a elevada dívida pública, a elevada alavancagem da economia e os riscos de contágio associados a uma eventual saída da Grécia do euro.

Para a atribuição da notação de BBB- com perspetiva estável, a ARC baseou-se numa previsão de crescimento económico entre 1,5% e 2% a médio prazo, numa descida, ainda que muito moderada, da dívida pública para níveis abaixo dos atuais 130% do PIB, no regresso da confiança dos investidores, numa melhoria da posição externa e na estabilidade no setor financeiro.

A ARC refere ainda que uma melhoria da notação do rating de Portugal poderia ser originada uma “transformação estrutural da economia” resultante de uma “melhoria significativa da economia real”.

Em sentido contrário, a ARC refere que o rating de Portugal pode sofrer um corte caso ocorra um cenário de deflação ou a adoção de políticas fraturantes.

A ARC é uma empresa de rating com base em Londres e Lisboa – anteriormente conhecida como Companhia Portuguesa de Rating – e tem como parceiros agências de rating na Índia (CARE Ratings), Malásia (MARC), Brasil (SR Ratings) e África do Sul (GCR).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.