//

Afinal Sony vai mesmo exibir “A Entrevista” que irritou a Coreia

SONY Pictures

-

Um número limitado de salas de cinema nos Estados Unidos vai exibir a comédia ‘Uma entrevista de loucos’ (‘The interview’, no título original), sobre uma conspiração da agência de espionagem CIA para assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, produzida pela Sony Pictures.

O filme tem estreia marcada para esta quinta-feira, 25, dia de Natal, a data prevista de exibição antes de a Sony ter sido alvo do pior ciberataque de sempre registado nos Estados Unidos.

O ataque paralisou o sistema informático da empresa e incluiu a difusão, na Internet, de cinco filmes dos estúdios, alguns ainda por estrear, de dados pessoais de 47 mil empregados, de documentos confidenciais, como o argumento do próximo filme da saga James Bond, e de um conjunto de mensagens de correio eletrónico embaraçosas para os dirigentes da Sony.

No passado dia 18 a Sony Pictures tinha cancelado a estreia marcada para 25 de dezembro do filme “A Entrevista”, uma paródia que irritou a Coreia do Norte e que motivou ameaças de piratas informáticos.

O nervosismo sobre a estreia do filme seguiu-se após avisos de um grupo de “hackers”, intitulado Guardiões da Paz, que evocaram o 11 de setembro de 2001, nos EUA, como aviso para quem queira ir ver o filme.

«Brevemente, todo o mundo vai ver um filme horrível que a Sony Pictures Entertainment fez. O mundo vai estar cheio de medo», advertiu o grupo na mensagem.

Os Estados Unidos responsabilizaram a Coreia do Norte pelo ataque, que negou qualquer envolvimento e ameaçou Washington com represálias caso seja alvo de sanções.

Governo aplaude decisão

O Governo dos Estados Unidos aplaudiu a decisão dos estúdios Sony de, apesar das ameaças, estrear o filme, que vai ser exibido apenas em 200 salas seleccionadas.

“O nosso país acredita na liberdade de expressão e no direito à livre expressão artística”, disse Eric Schultz, porta-voz da Casa Branca, acrescentando que “a decisão da Sony vai permitir ao público formar a sua própria opinião sobre o filme”.

O CEO da Sony, Michael Lynton, diz que está “animado” por a comédia poder ser vista.

Dois cinemas em Atlanta e em Austin já revelaram que vão ter o filme em cartaz na quinta-feira, e anunciaram nas redes sociais que a Sony autorizou a exibição do filme.

“Urgente”, anunciou Tim League, proprietário de uma das salas de cinema autorizadas em Austin, “a Sony autorizou-nos a mostrar ‘A Entrevista’ no dia de Natal. Vamos ter bilhetes dentro de uma hora”.

Segundo consta, apesar da polémica gerada, o filme em si é uma comédia meramente mediana.

ZAP / BBC / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.