/

Afinal não bebemos assim tanto café

3

Den late ku / Flickr

-

Os portugueses consideram que consomem muito café, mas os mais recentes dados da European Coffee Federation mostram que em Portugal consomem-se 4,7kg de café por pessoa por ano, valor abaixo do consumo médio no resto da Europa (6,4kg por ano), adianta a Associação Industrial e Comercial do Café.

Os industriais do café em Portugal querem, por isso, que o consumo desta bebida aumente 50% nos próximos cinco anos no país, para igualar a média europeia, apostando para isso em quebrar a sazonalidade e em formar especialistas.

A proposta foi avançada à agência Lusa pela secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café, Teresa Ruivo, que admitiu tratar-se de “um objectivo ambicioso”.

Em entrevista à Lusa, a propósito do Dia Mundial do Café, que se comemora na segunda-feira, Teresa Ruivo referiu que a ideia é levar cada português a consumir uma média de seis quilos de café por ano.

De facto, “em comparação com outros países da Europa, ainda estamos um bocadinho abaixo desse consumo médio. O consumo médio por pessoa na Europa situa-se nos 6,4 [kg por pessoa por ano]”, esclareceu.

Segundo Teresa Ruivo, esta é uma diferença que se explica pelo facto de em Portugal se beber sobretudo o café expresso, ou seja, uma quantidade muito pequena por dose, enquanto no resto da Europa, e sobretudo no Norte, o consumo se faz em copos grandes, os chamados “baldes de café”.

Baristas e coffee-shops

Embora o mercado do café em Portugal seja dos poucos que não sofreu com a crise, estando a apresentar um crescimento todos os anos, a associação aposta em duas formas de atingir a média europeia.

“Acho que o aumento do consumo de café pode passar por as pessoas aprenderem que o café não é só uma bebida de inverno, que há outras formas de consumir o café que não só o café expresso e não tem de ser quente”, defendeu Teresa Ruivo.

Por outro lado, a associação vai apostar na especialização de pessoas ligadas ao café, fomentando uma profissão pouco conhecida em Portugal: os baristas.

“É um especialista em café, que estuda o café e as formas de consumo”, explicou Teresa Ruivo, adiantando que a Associação Industrial e Comercial do Café está a apostar numa formação para que as pessoas possam “tirar todo o partido do café, seja através do expresso, seja através do cappuccino, seja através de bebidas frescas”.

A ideia, contou a responsável da associação, é ter um barista em cada restaurante e em cada café ou criar aquilo que já é moda na Europa: os coffee-shop.

“Há cartas de vinho, há cartas de cerveja, há cartas de águas, portanto a ideia era conseguirmos que pelo menos alguns dos cafés emblemáticos tenham uma carta de cafés e que se pergunte [se o cliente] quer um café mais arábico, mais robusto, mais torrado, menos torrado”, disse, explicando que se pretende que as pessoas consigam perceber as diferenças entre os diferentes cafés e formas de serem tirados.

Apesar de a associação querer proporcionar a formação, o investimento em ter um especialista destes “tem de partir do próprio estabelecimento”, à semelhança do que acontece com os escanções ou os chefs, defendeu.

/Lusa

3 Comments

  1. Lá estamos nós a copiar o que há de mau nos outros países! Sinceramente como é que alguém pode “falar mal” ou criticar a forma de beber café no nosso pais? Nós temos de o melhor café do mundo! O único pais que tem uma qualidade de café similar ao nosso é a Itália, de resto está tudo muito longe!
    Sim é claro que noutros países se bebe mais café, nesses países eles bebem BALDES de café, ou seja “copázios” com uma agua “suja” com sabor desenxabido a que eles chamam “café” – Pois eu a isso chamo “chafé” (sim o “h” não é erro ortográfico)!

  2. Mais uma estatistica apresentada de forma que se quer.
    O numero de unidades de café vendido em Portugal é superior do que a média europeia pelo simples facto de a dose de pó de café ser menos de metade dos baldes que são servidos. A seguir estamos a falar que entram nesta estatistica todos os cappucinos, mocaccinos e outras variantes de leite com café.
    Finalmente encharquem as pessoas de cafeina e vejam os resultados na saude a médio e longo prazo.
    Mais uma vez o dinheiro acima de tudo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.