/

Afinal, marido da infanta Cristina fica em liberdade (e sem pagar fiança)

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

O tribunal de Palma decidiu esta quinta-feira manter Iñaki Urdangarin em liberdade, desde que este se apresente às autoridades no primeiro dia de cada mês e que comunique sempre que pretenda sair da Europa.

Esta manhã, o Ministério Público espanhol tinha pedido uma fiança de 200 mil euros, caso o cunhado do rei de Espanha quisesse evitar a pena de prisão de seis anos e três meses.

No entanto, o tribunal de Palma não aceitou os argumentos apresentados pelo procurador responsável pelo caso e decidiu que Iñaki Urdangarin não vai já para a cadeia.

Por isso, o marido da infanta Cristina fica agora sujeito a apresentar-se às autoridades do seu país de residência – a Suíça – no primeiro dia de cada mês e de comunicar sempre que pretenda sair da Europa.

Para Diego Torres, igualmente condenado por vários delitos de corrupção e fraude fiscal no caso Nóos, o Ministério Público solicitara o pagamento de uma fiança de 100 mil euros.

O sócio de Urdangarin também vai ficar em liberdade mas está proibido de sair de Espanha, está obrigado a entregar o passaporte e a comunicar caso mude de residência e fica também sujeito às apresentações mensais.

O marido da infanta foi condenado na semana passada a seis anos e três meses de prisão por fraude e desvio de dinheiros públicos através de um esquema fraudulento feito pelo Instituto Nóos, que fundou e dirigiu entre 2004 e 2006.

Além dos crimes fiscais, Urdangarin foi também considerado culpado de prevaricação, tráfico de influência e crimes contra o Estado e terá de pagar uma multa de 512 mil euros.

O marido da infanta é acusado de ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que geria em conjunto com a princesa e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

No mesmo julgamento, a infanta foi absolvida dos delitos fiscais de que era acusada mas terá de pagar uma multa de 265 mil euros. No entanto, como já tinha pago 587 mil euros em 2014, irá receber cerca de 321 mil euros.

Segundo a imprensa espanhola, a filha mais nova dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia deverá mudar-se para Portugal com os filhos caso a sentença de prisão do marido se venha mesmo a concretizar.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.