Afinal, Lista VIP do Fisco não acabou, foi alargada

2

(dr) Jorge Ferreira / accaosocialista.pt

A Lista VIP do Fisco foi oficialmente extinta mas, na prática, continua a existir e até foi alargada. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que revela um clima de “medo” entre os trabalhadores da Autoridade Tributária.

“O controlo de sigilo fiscal funciona apenas sob pessoas mediáticas e a Lista VIP inicial está neste momento alargada”, nota o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.

Estarão, neste momento, a decorrer 29 processos disciplinares abertos a funcionários da Autoridade Tributária, dos quais 15 terão sido despoletados já durante o decorrer deste ano, salienta o presidente, sustentando que alguns destes responsáveis terão que justificar o acesso a dados fiscais de contribuintes mediáticos, nomeadamente de José Sócrates.

O jornal nota que estão em causa informações fiscais relativas ao ex-primeiro-ministro que nada têm a ver com a investigação da Operação Marquês.

Uma circunstância que Paulo Ralha associa à polémica Lista VIP, frisando que estão em causa dados de “pessoas mediáticas”, particularmente “ligadas ao sector financeiro, políticos, empresários”.

O sindicalista atesta no DN que continua a verificar-se um “tratamento diferenciado para o cidadão comum e para o cidadão mediático”.

Ideia que o Ministério das Finanças refuta, notando ao DN que “nenhum dos processos ou inquéritos instaurados por consultas a dados fiscais foi desencadeado pela chamada Lista VIP”.

“Sempre que tem conhecimento de que pode ter havido divulgação ilegítima de dados pessoais sujeitos a sigilo fiscal, abre um inquérito para apuramento de eventuais responsabilidades, sendo que esta prática de sempre não está relacionada com qualquer lista previamente elaborada de contribuintes”, atesta o Ministério.

ZAP

2 Comments

  1. Coitadinhos dos trabalhadores da actividade tributária!
    Querem tirar “nabos da púcara” , coscuvilhar a vida de quem lhes apetece, sabe-se lá porquê e para quê e não lhes é permitido?
    Há informações que valem dinheiro! Não as poderem passar?
    Coitadinhos!

  2. Acho q o q se percebe é q a vida, a ser vasculhada é mesmo e só mesmo a daqueles que nunca se podem proteger. Os poucos q se protegem, e fazem-no mutuamente, estão sempre bem calçados! Eu, pessoalmente já não tenho paciência para aturar os ditos contribuintes mediáticos! Afinal, quem não deve não teme… ou será q realmente isso não é verdade?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.