Afinal, o “gás dos esgotos” pode ser benéfico para a saúde

423

Esgotos

O gás que causa o terrível cheiro dos esgotos é “muito benéfico” para o organismo humano, apurou um estudo que constata que “ajuda as células a produzir energia”, mas só quando em baixas concentrações.

A conclusão resulta de um estudo feito pela Universidade de Granada (UGR), em Espanha, que foi financiado pelo governo espanhol e pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Os cientistas envolvidos na pesquisa conseguiram provar que o sulfato de hidrogénio, ou simplesmente o “gás dos esgotos”, como é também conhecido, é “muito benéfico a nível fisiológico” porque “ajuda as células a produzir energia”, revela o comunicado de divulgação do estudo.

O gás que liberta o cheiro desagradável que emana das águas estagnadas dos esgotos é tóxico e pode causar a morte aos humanos e aos mamíferos, quando em elevadas concentrações, conforme explica o investigador que liderou o estudo, Luis Carlos López García.

“A altas concentrações, este “gás de esgoto” inibe a produção de energia a nível celular, mas a baixas concentrações estimula-a“, constata López García, referindo que o sulfato de hidrogénio é também produzido pelas células do nosso organismo.

No estudo, publicado no jornal Embo Molecular Medicine, os cientistas realçam que “nos homens e nos ratos, o sulfato de hidrogénio produzido pelas células é usado por uma enzima mitocondrial” que “participa na produção de energia das células de cada tecido”.

Esta enzima, chamada NADH, ou quinona oxidoreductase, também usa a co-enzima Q10 no processo de reacção. E quando há um deficit nos níveis de Q10, os níveis dessa enzima reduzem drasticamente, limitando assim a sua actividade, revela o comunicado da UGR.

Esse “defeito” promove “um aumento nos níveis intra-celulares de sulfato de hidrogénio, o que leva a mudanças nos níveis de glutationa, uma proteína com funções antioxidantes, e de certos neuro-transmissores cerebrais”, apontam os investigadores.

García adianta que a investigação que liderou “identifica a alteração do metabolismo do sulfato de hidrogénio como um novo mecanismo patológico associado com a deficiência de Q10″ e que “abre a porta”, deste modo, a novos caminhos, nomeadamente em termos terapêuticos.

SV, ZAP

8 COMENTÁRIOS

  1. H2S –> Sulfureto de hidrogénio (hydrogen sulfide), NÃO sulfato

    Afinal,… o título desta notícia diz algo que já foi demonstrado há muitos anos por vários grupos de investigação…

    A divulgação científica é útil na medida em que for rigorosa e de preferência com contenção no sensacionalismo.

  2. Sulfato de hidrogénio??? isso é ácido sulfúrico e não é o gás a que se refere a notícia. Será sulfureto de hidrogénio? ora revejam lá as fontes…:)

    • HSO4(ácido sulfúrico) e H2S(sulfeto de hidrogénio OU ácido sulfídrico) são distintas e a diferença topa-se logo… sulfato tem molécula de oxigénio e o sulfeto não tem(ácido não oxigenado). E é a explicação mais básica que posso dar sem complicar LOL.

  3. Ah Ah Ah Benéfico para a saúde? Bem podem começar a construir hospitais nos esgotos… e levem para lá o Márocas… com aquele cheirinho cura-se num instante.

RESPONDER

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Norte-coreanos estão na Malásia para reclamar corpo de Kim Jong-nam

Uma delegação norte-coreana chegou esta terça-feira à Malásia para reclamar o corpo do meio-irmão do líder da Coreia do Norte, morto no aeroporto de Kuala Lampur com o químico VX, um poderoso agente nervoso, a …

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …