Afinal fazer só duas refeições ajuda a perder peso e tratar diabetes tipo 2

2

Or Hiltch / Flickr

Comer apenas o café da manhã e o almoço pode ser uma forma mais eficaz de tratar a diabetes tipo 2 do que fazer pequenas refeições ao longo do dia, dizem cientistas.

Investigadores do Instituto de Medicina Clínica e Experimental de Praga, na República Checa, testaram os dois métodos com dois grupos de 27 pessoas.

O primeiro grupo fez 2 refeições maiores, ricas em fruta, vegetais e fibra, durante 12 semanas, comendo pela última vez até às 16 horas.

O segundo grupo alimentou-se com 6 porções menores ao longo de todo o dia, como é frequentemente recomendado a pacientes com diabetes.

Depois, os 2 grupos inverteram as suas dietas. Em ambos os casos, todas as refeições do dia somavam 1.700 calorias.

Quando comeram 2 refeições diárias, os voluntários perderam mais peso e tiveram uma maior redução do nível de açúcar no sangue.

Segundo os cientistas, estes resultados são consistentes com “provas anteriores” de que refeições em menor número e porções maiores traziam mais benefícios.

hana.kahleova / Facebook

Hana Kahleova, do Instituto de Medicina Clínica e Experimental de Praga, na República Checa, descoberta pelo ZAP num momento de lazer no Parque das Nações, em Lisboa.

Hana Kahleova, do Instituto de Medicina Clínica e Experimental de Praga, na República Checa, descoberta pelo ZAP num momento de lazer no Parque das Nações, em Lisboa.

Causa e efeito

A diabetes Tipo 2 é causada quando o corpo não produz uma quantidade suficiente de insulina, que regula o açúcar no sangue.

Na falta dele, o nível de açúcar fica elevado demais, o que pode causar problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), danos nos nervos, sensibilidade à luz e problemas renais.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes (FID), há 371 milhões de adultos diabéticos no mundo, a maioria do tipo 2.

Mudar os hábitos alimentares pode ajudar não apenas estas pessoas, segundo o estudo realizado em Praga, mas também quem deseja perder peso.

“Os pacientes com menos refeições tinham medo de passar fome de noite, mas sentiram menos fome porque os deixámos comer até ficarem satisfeitos”, diz a investigadora Hana Kahleova, “mas, quando comiam 8 vezes por dia, não ficavam satisfeitos. Isso foi surpreendente.”

Richard Elliot, do Instituto Diabetes do Reino Unido, diz que o estudo reforça resultados de pesquisas anteriores que apontam para um novo tipo de dieta para este tipo de paciente.

“No entanto, antes será preciso realizar um estudo mais duradouro antes de mudar a indicação nutricional dada a pessoas com diabetes”, disse Elliott.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Sejam mais precisos por favor em assuntos que se relacionam com a saúde. A diabetes tipo 2 não é causada por deficiência na produção de insulina mas sim pela resistência que as células do corpo desenvolveram à mesma (geralmente associado à obesidade, já que a gordura “entope” as células). É normal inclusive em diabéticos tipo 2, a quantidade de insulina a circular ser até 10 vezes mais do que numa pessoa não diabética, porque o pancreas continua a ser sinalizado para produzir mais e mais para minimizar o açucar no sangue, o que pode por sua vez originar diabetes tipo 1 já que as células Beta não se reproduzem a partir da adolescência e ao serem mais requisitadas, acabam por ter um desgaste superior ao normal, morrerem precocemente, e com elas a capacidade natural de produção de insulina.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.