Afinal, o apêndice pode ter uma função importante

14983

O apêndice humano é visto como um órgão que não serve para nada e muitas pessoas o retiram, quando sofrem uma apendicite. Mas um novo estudo apurou que o apêndice pode, afinal, ter uma papel importante no nosso organismo.

Uma investigação internacional liderada por Heather Smith, da Escola de Medicina Osteopática da Universidade Midwestern, no Arizona, EUA, apurou que o apêndice pode ter um papel relevante na melhoria do sistema imunitário, funcionando como uma espécie de “reservatório para bactérias intestinais benéficas”.

Os cientistas analisaram a evolução do apêndice em 533 espécies de mamíferos, nos últimos 11.244 milhões de anos, e elaboraram uma árvore genética para descobrir como é que este tubo estreito, situado no fim do intestino delgado e no início do intestino grosso, evoluiu com a evolução dos mamíferos.

A pesquisa apurou que as espécies com apêndice têm maiores concentrações médias de tecido linfático, que é fundamental para o sistema imunológico, conforme evidencia a Universidade Midwestern num comunicado.

“Esta descoberta sugere que o apêndice pode desempenhar um papel importante como um órgão imune secundário”, destaca o mesmo documento.

Os investigadores notam que “o tecido linfático também pode estimular o crescimento de alguns tipos de bactérias intestinais benéficas, fornecendo mais provas de que o apêndice pode servir como uma “casa segura” para bactérias intestinais úteis“.

“O apêndice evoluiu independentemente, em várias linhagens de mamíferos, mais de 30 vezes separadas, e quase nunca desaparece de uma linhagem, desde que apareceu”, sublinha a equipa de investigadores.

“Isto sugere que o apêndice serve, provavelmente, uma função adaptativa“, apontam ainda os autores do trabalho científico publicado na revista Comptes Rendus Palevol.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

-

Imagens inéditas registam chimpanzés a fazer e usar ferramentas para beber água

Investigadores de um projecto de conservação na Costa do Marfim conseguiram captar imagens de chimpanzés das florestas locais a fazer e usar ferramentas para beber água. O Comoe Chimpanzee Conservation Project instalou câmaras automáticas que revelaram …

Conceito artístico da superfície de Vénus. O planeta gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos

Há uma pequena versão do inferno em Cleveland, Ohio

Cientistas norte-americanos criaram o que se pode chamar de uma versão em pequena escala do inferno dentro de um edifício de betão, em Cleveland, no estado do Ohio, nos EUA. O ambiente, totalmente sem janelas, é …

O ministro da Economia do Reino Unido, Philip Hammond

Reino Unido admite tornar-se "paraíso fiscal da Europa" se não chegar a acordo com a UE

O Reino Unido admite mudar de modelo económico e fiscal para se manter competitivo, se não tiver o acesso desejado ao Mercado Único Europeu, disse o ministro da Economia britânico. “Nós deveríamos ser capazes de encontrar …

-

Cientistas encontram “atalho” para curar a cegueira com células estaminais

O potencial das terapias com células estaminais é extraordinário. No entanto, há ainda um obstáculo que os cientistas estão a tentar superar: certificarem-se de que as células sobrevivam no corpo humano tempo suficiente para que …

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon

Ban Ki-moon avança para a presidência da Coreia do Sul

O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, intensificou este fim de semana a sua atividade política na Coreia do Sul, no que os meios de comunicação consideram uma "campanha preliminar" para anunciar a sua candidatura à …

-

“40 minutos mais tarde e outras histórias” devolvido à biblioteca… 100 anos depois

Um norte-americano devolveu à biblioteca da cidade de São Francisco um livro que tinha sido requisitado pela sua avó 100 anos antes. Mas não foi multado. Segundo o jornal San Francisco Chronicle, o livro devolvido é …

Carrie Fisher, Princesa Leia em Star Wars (1977), de George Lucas

Está decidido: Carrie Fischer não vai ser ressuscitada

No passado mês de dezembro, Carrie Fisher, conhecida por representar a famosa princesa Leia Organa em Star Wars, faleceu e deixou milhões de fãs tristes. No entanto, após sua morte, uma pergunta surgiu: como é …

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos convidou José Eduardo Moniz a ser candidato do PSD a Lisboa

Pedro Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a encabeçar a lista do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, e aguarda agora uma resposta. A informação foi avançada esta noite por Luís Marques Mendes, durante o seu …

Emília Clarke interpreta Daenerys Targaryen em Game of Thrones

Novo livro da saga Game of Thrones pode sair (finalmente) este ano

De acordo com o Watchers on the Wall, George R. R. Martin, o autor dos livros que servem de base à mediática série Game of Thrones, prevê lançar o muito aguardado sexto livro da saga …

-

FC Porto goleia Moreirense e aproxima-se do Benfica

O FC Porto venceu este domingo o Moreirense por 3-0, em encontro da 17.ª jornada da Primeira Liga, disputado no Estádio do Dragão, no Porto. Numa jornada em que o Benfica empatou em casa 3-3 com …