/

Aeroporto de Heathrow cancela 38 voos devido a falha no controlo aéreo britânico

SXC

-

O aeroporto londrino de Heathrow, o de maior tráfego na Europa, cancelou este sábado 38 voos, devido à falha de ontem no sistema informático no centro de controlo aéreo de Inglaterra, que provocou graves transtornos nos terminais aéreos.

O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo britânico (NATS) informou hoje que o sistema já está operacional, mas haverá atrasos em alguns aeroportos até que a situação volte à normalidade, na totalidade.

Outros aeroportos, como o londrino de Gatwick, pediram hoje aos passageiros que entrem em contacto com as companhias em que iam voar, para se informarem da sua situação.

Milhares de passageiros foram afetados na sexta-feira por cancelamentos e atrasos nos voos, em todo o Reino Unido – Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra -, devido a uma falha no sistema informático no centro de controlo no sul de Inglaterra.

Segundo a Efe, registaram-se atrasos de mais de uma horas nas aterragens e descolagens de aviões em Londres e no sul de Inglaterra, até cerca das 16h15 locais de sexta-feira, devido a uma falha informática, que está a ser investigada pelo NATS.

Apesar do sistema ter sido restabelecido, “levará o seu tempo para que as operações aéreas no Reino Unido recuperem plenamente, pelo que os passageiros devem contactar as companhias para obterem informações“, afirma a NATS em comunicado, no qual apresenta também desculpas pelos trastornos causados.

O ministro dos Transportes do Reino Unido, Patrick McLoughlin, qualificou o problema de “inaceitável” e considerou que qualquer alteração no sistema de aviação do país é “um assunto de grande preocupação, especialmente nesta época do ano”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.