Aeródromo de Tires encerrado após inspeção surpresa de autoridades europeias

4

DuarteP / Wikimedia

Aerogare do Aeródromo Municipal de Cascais / Tires

Aerogare do Aeródromo Municipal de Cascais / Tires

O aeródromo de Tires, em Cascais, foi encerrado ao final do dia desta sexta-feira, e assim vai continuar pelo menos até à próxima segunda-feira, depois de uma inspeção realizada pela Agência Europeia para a Segurança na Aviação.

“A decisão de fechar o aeródromo teve por base a falta de serviços meteorológicos obrigatórios. Temos uma estação automática que não está certificada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e que devia estar, além não termos um meteorologista”, explicou à agência Lusa o director do aeródromo, António Santinhos.

O director do aeródromo espera que a situação esteja resolvida na segunda-feira de manhã, reconhecendo que vai acarretar “transtornos muitos elevados”, nomeadamente para as empresas de aviação que operam no aeródromo e não vão poder voar durante o fim de semana.

A inspecção da EASA – European Aviation Safety Agency decorreu na quinta-feira, mas os aviões ainda voaram até ao pôr-do-sol de sexta-feira.

António Santinhos referiu que estas inspecções surpresa são feitas com regularidade aos aeroportos e aeródromos, mas adiantou que esta foi a primeira vez que o aeródromo de Tires foi alvo deste tipo de fiscalização.

Localizado na freguesia de São Domingos de Rana, o aeródromo municipal de Cascais é conhecido como aeródromo de Tires e conta com a presença de duas dezenas de empresas e mais de 500 trabalhadores.

Inaugurado a 11 de outubro de 1964, o Aeródromo de Tires comemora os seus 50 anos, precisamente este sábado, encerrado.

/Lusa

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.