Aécio Neves ultrapassa Dilma em sondagem para a segunda volta

Orlando Brito / PSDB

Aécio Neves, candidato à Presidência do Brasil pelo PSDB

Aécio Neves, candidato à Presidência do Brasil pelo PSDB

O social-democrata Aécio Neves arranca à frente no início da campanha para a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras, com 49% das intenções de voto, contra 41% de Dilma Rousseff.

Na sondagem do instituto Paraná Pesquisas, divulgada esta quarta-feira à noite pela revista Época, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) arrecada 49% das intenções de voto – que se traduzem, em percentagem dos votos válidos, numa vitória com 54%. A presidente Dilma, do Partido dos Trabalhadores (PT, com 41% das intenções de voto, ficaria portanto com 46% dos votos válidos.

Mesmo considerando a margem de erro é de 2,2%, Aécio Neves mantém a vantagem sobre a “Presidenta”: se a eleição acontecesse hoje, os votos a favor de Aécio estariam, portanto, entre 52% e 56% dos votos válidos; a votação em Dilma, entre 44% e 48%.

Recorde-se que Aécio Neves foi o mais votado na primeira volta pelos 10.118 brasileiros que participaram do escrutínio em Portugal. O candidato do PSDB obteve 38,4% dos 5.082 votos válidos apurados nas urnas em Lisboa, enquanto Dilma Rousseff conseguiu 28,2%, e a ambientalista Marina Silva, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), 28%. No Porto, Aécio alcançou 40,3% dos 4.072 votos válidos, seguido pela atual Presidente, com 31%, e Marina Silva, com 24,4%.

O PSB oficializou esta quarta-feira o seu apoio a Aécio Neves na segunda volta das presidenciais, juntando-se ao Partido Social Cristão, ao Partido Verde e ao Partido Popular Socialista entre os que apoiam a candidatura social-democrata na segunda volta.

No entanto, a candidata Marina Silva só deverá declarar publicamente a sua posição esta quinta-feira. As análises da imprensa brasileira descrevem que o apoio de Marina deve ser condicionado pela inclusão  de alguns pontos no programa de governo de Aécio Neves, como o fim da reeleição para Presidente e ações de sustentabilidade.

Dilma lidera no Norteste, Aécio vence no Sul

A primeira sondagem desta segunda volta das presidenciais aponta ainda dados importantes relativos à caracterização dos eleitores.

Dilma é a preferida dos eleitores que têm apenas o Ensino Básico: neste grupo, a candidata do PT tem 46% das intenções de voto, contra 45% de Aécio.

Entre os eleitores com Ensino Superior completo, Aécio Neves lidera com 55% das intenções de voto, enquanto Dilma apresenta 34%. Aécio também venceria as eleições se só votassem mulheres, com 50% das intenções de voto, face a 40% de Dilma. Entre os homens, Aécio tem 47% das preferências, contra 43% de Dilma.

Também no campo geográfico é possível identificar diferenças: a candidata à reeleição lidera na região Nordeste, mais pobre, onde 55% votam em Dilma contra 36% em Aécio. No entanto, Aécio está à frente com uma vantagem ainda mais expressiva, por exemplo, no Sul do país, onde arrecada 58% contra 35% de Dilma.

Aécio Neves com menos rejeição

A sondagem avaliou ainda a rejeição dos candidatos. Dilma Rousseff é rejeitada por 41% dos eleitores, enquanto 32% afirmaram que não votariam em Aécio “de jeito nenhum”. Apenas 16% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos, e 8% não souberam ou não quiseram responder.

O economista Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas, refere que “a rejeição é sempre um fator fundamental em eleições de segundo turno”, mas a corrida ainda só vai no início. “Vamos ver como o eleitor se comportará após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão”, afirma.

Entre os 2.080 eleitores inquiridos para a sondagem entre os dias 6 e 8 de outubro, 10% não sabe ou não responderam em quem pretendem votar.

AF, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.