/

Administrador António Varela demite-se da supervisão do Banco de Portugal

1
António Varela, ex-administrador do Banco de Portugal responsável pela área da supervisão

António Varela, ex-administrador do Banco de Portugal responsável pela área da supervisão

O administrador responsável pela supervisão do Banco de Portugal, António Varela, apresentou esta segunda-feira a demissão ao governador Carlos Costa.

“O Banco de Portugal informa que o Administrador Dr. António Varela transmitiu hoje ao Conselho de Administração a sua renúncia ao mandato de administrador do Banco de Portugal, apresentada pelo próprio ao Governo, nos termos previstos na lei”, refere a autoridade de supervisão em comunicado.

António Varela tinha sido nomeado administrador em setembro de 2014, assumindo a pasta da supervisão prudencial, e estava no centro das atenções durante o processo de resolução do Banif devido a um conflito de interesses.

No final do ano passado, o Expresso garantia que as divisões entre o governador do BdP Carlos Costa e António Varela tinham começado devido ao facto de o administrador deter títulos emitidos pelo Banif, obrigando-o a ficar de fora das votações sobre o destino do banco madeirense.

 

O Banco de Portugal negou as informações avançadas pelo semanário, mas o desconforto entre ambos parece ter-se confirmado – e tornou-se agora insustentável.

Esta saída, no entanto, deixa Carlos Costa mais isolado num momento frágil para o Banco de Portugal, na sequência das intervenções no Banco Espírito Santo e no Banif que levaram o Governo a propor uma alteração na lei que rege as competências do banco de Portugal, iniciativa que recebeu o apoio da Esquerda parlamentar.

Na altura da sua nomeação, a escolha de António Varela foi vista tanto como uma despromoção do vice-governador Pedro Duarte Neves, que liderou os trabalhos de supervisão durante o colapso do BES, como também uma indicação do governo de que ele poderia ser o próximo governador, no caso de Carlos Costa não ser reconduzido.

Entre 2013 e 2014, António Varela foi administrador (não executivo) representante do Estado no Banif.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.