/

Adeus Bill Gates, o dono da Zara é agora o homem mais rico do mundo

2

Inditex.es

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

Com uma fortuna avaliada em 79.600 milhões de dólares, o dono da Zara é agora o homem mais rico do mundo, segundo a Forbes.

Amancio Ortega, dono da cadeia de lojas Zara, é agora o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 79.600 milhões de dólares, cerca de70.653 milhões de euros, destronando Bill Gates, segundo divulgou esta sexta-feira a Forbes.

O empresário espanhol, que detém o grupo Inditex, ultrapassa, assim, o fundador da tecnológica Microsoft, Bill Gates, que tem uma fortuna avaliada em 78.100 milhões de dólares (cerca de 69.321 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), e o magnata dos media Warren Buffett, com 64.400 milhões de dólares (57.161 milhões de euros), de acordo com a lista da Forbes.

Ainda na lista das maiores fortunas do mundo está o mexicano Carlos Slim, com 62.500 milhões de dólares (55.475 milhões de euros), o fundador da Amazon, Jeff Bezos, com 49.900 milhões de dólares (44.291 milhões de euros) e o criador da Oracle, Larry Ellison, com 47.600 milhões de dólares (42.249 milhões de euros).

A revista Forbes faz anualmente a lista dos homens mais ricos do mundo, que publica em Março e atualiza diariamente em função da cotação em bolsa das ações das empresas dos milionários, explicou hoje à Efe o editor da publicação em Espanha.

Ortega, que em Março estava em quarto lugar na classificação da revista e que acumula parte da sua fortuna em imóveis, passou a encabeçar a lista graças à revalorização das ações da Inditex, grupo que detém as marcas Zara e Massimo Dutti e é controlado pelo empresário em 59,294%.

Esta é a primeira vez que um espanhol ascende ao topo máximo dos mais ricos do mundo.

Os restantes espanhóis que estão mais perto de Amancio Ortega na lista são Sandra Ortega, sua filha, que está em 183.º, milionária com 7.400 milhões de dólares (6.568 milhões de euros), e o presidente da Mercadona, Juan Roig, em 285.ª posição, com uma fortuna avaliada em 5.200 milhões de dólares (4.615 milhões de euros).

/Lusa

2 Comments

  1. Boa! Ele que proporciona tantos postos de trabalho! Na grande maioria trabalho escravo, claro! Um exemplo para todos os patrões que querem ganhar dinheiro a todo o custo… Em Portugal, aqui ou ali, também lhe vão seguindo o exemplo: – Ganhar dinheiro a qualquer custo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.