Acusado de corrupção no SEF, Palos volta ao “local do crime” antes do julgamento

1

RTP / Flickr

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

O ex-director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Palos, está de volta ao trabalho neste serviço, depois de ter sido impedido de exercer o lugar em que é acusado de corrupção, no âmbito do processo dos Vistos Gold, cujo julgamento arranca na segunda-feira, 13 de Fevereiro.

O Diário de Notícias avança que Manuel Palos regressou ao SEF, onde faz parte dos quadros há 25 anos, na quinta-feira, depois de o juiz titular do caso Vistos Gold ter revogado a medida de coacção de “proibição do exercício de actividade profissional” naquele organismo, a que esteve sujeito.

Palos esteve detido preventivamente na cadeia de Évora e depois, passou ao regime de prisão domiciliária com pulseira electrónica. Agora, está apenas sujeito ao Termo de Identidade e Residência e à “proibição de contactos com arguidos e testemunhas da acusação, entre os quais estão alguns funcionários do próprio SEF”, conforme atesta o DN.

A situação assume assim, contornos inusitados, tanto mais que acontece nas vésperas do arranque do julgamento que tem como arguidos o ex-ministro Miguel Macedo, o presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo, e a ex-secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes.

Em causa estão crimes de corrupção, branqueamento de capitais e tráfico de influências.

Palos está acusado de corrupção passiva e de prevaricação, e a tese do Ministério Público (MP) é que este facilitou a atribuição de autorizações de residência a investidores dos chamados Vistos Gold, actuando a pedido de amigos de Miguel Macedo.

O MP alega que Palos queria agradar ao ex-ministro, para manter o seu lugar no SEF, e considera que nunca terá recebido qualquer contrapartida em troca dos alegados “favores”.

ZAP //

1 Comment

  1. Tudo é permitido nas altas esferas. Vão a Évora fazer um retiro espiritual e regressam renovados e prontos pra outra. Só não entendo é como é que não foi promovido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.