/

Actor americano condenado à morte por assassinar veterano de guerra por dinheiro

Mark Rightmire / Pool / Orange County Register / SCNG)

Daniel Wozniak, à direita, no tribunal de Santa Ana, Califórnia, durante a sessão em que ouviu a sua sentença de morte

Daniel Wozniak, à direita, no tribunal de Santa Ana, Califórnia, durante a sessão em que ouviu a sua sentença de morte

O actor de teatro Daniel Patrick Wozniak, de 32 anos, foi esta sexta-feira condenado à morte por ter assassinado Samuel Herr, um veterano de guerra de 26 anos, e a sua amiga Julie Kibushi, uma estudante de 23 anos

O caso aconteceu em maio de 2010, em Costa Mesa, no sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Na altura do crime, Daniel Wozniak protagonizava um musical no teatro Hunger Artists, em Fullerton.

Sem dinheiro para pagar a renda de casa e as despesas do seu casamente e da lua de mel, Wozniak planeou o assassinato de Herr, seu vizinho.

Segundo o Orange County Register, o actor pretendia apropriar-se de 50 mil dólares que o veterano de guerra tinha recebido pelos serviços prestados no Afeganistão.

Wozniak atraiu o vizinho para o sótão da sua casa, com o pretexto de que precisava de ajuda para mudar alguns móveis.

Numa entrevista gravada pela polícia local, Wozniak confessa ter disparado sobre Herr pelas costas, quando se encontrava ajoelhado.

O actor decapitou então a sua vítima, a quem cortou ainda as mãos e os braços, antes de abandonar o corpo desmembrado num parque.

Bruce Chambers / The Orange County Register

Steve e Raquel Herr com uma fotografia do filho, Samuel

Steve e Raquel Herr com uma fotografia do filho, Samuel

Como parte do plano para despistar os investigadores, Wozniak usou depois o telemóvel do vizinho para enviar mensagens a uma sua amiga, Julie Kibuishi, que atraiu ao apartamento de Herr.

Depois de disparar duas vezes sobre a jovem, dançarina e estudante da Escola das Artes de Orange County, Wozniak despiu-a e montou a cena do crime para que parecesse que Herr a tinha violado.

Apesar dos esforços de Wozniak para confundir a investigação, a polícia seguiu a pista dos levantamentos de dinheiro da conta de Herr e chegou até ao actor.

Wozniak foi preso poucos dias depois do seu crime, durante a sua despedida de solteiro.

Segundo a ABC, Wozniak encontrava-se numa situação financeira difícil e prestes a ser despejado do apartamento onde vivia.

O actor terá considerado que matar Herr e apropriar-se do seu dinheiro seria a única saída para pagar as dívidas e as despesas do casamento.

“Na cabeça de Wozniak, não havia problema nenhum em matar duas pessoas para arranjar dinheiro para pagar a lua de mel”, disse à ABC o chefe da Polícia local, Matt Murphy.

O actor vai agora aguardar a execução da sua pena na famosa prisão de San Quentin, sendo improvável que seja executado a curto prazo.

Mas é agora certo que não vai ter mais problemas para pagar a renda.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.