Acordo de Paris sobre alterações climáticas entra em vigor em novembro

O Acordo de Paris, conseguido em dezembro passado com o compromisso de 196 países, foi finalmente ratificado e vai arrancar no próximo dia 4 de novembro.

“Estou muito feliz por anunciar que o Acordo de Paris vai ultrapassar a segunda e última etapa necessária para a entrada em vigor, que será a 4 de novembro“, afirmou o secretário-geral da ONU.

Este último passo foi concretizado depois da ratificação do acordo pela União Europeia e a formalização, na sede da ONU, dos instrumentos legais dessa decisão, num ato realizado esta quarta-feira.

O acordo necessitava, para entrar em vigor, da ratificação de pelo menos 55 países que representem 55% das emissões mundiais de gases de efeito de estufa.

Depois desta confirmação, foi fixado um prazo de 30 dias para a entrada em vigor do tratado, definido em dezembro de 2015 na capital francesa por 191 países e após vários anos de negociações.

No fim de semana, a Índia anunciou a ratificação do Acordo de Paris e, na terça-feira, foi a vez da Nova Zelândia e do Conselho da UE.

“Foi extraordinário o impulso global para que o Acordo de Paris entrasse em vigor este ano”, afirmou Ban Ki-moon, acrescentando que “o que antes parecia impossível é agora imparável”.

O Acordo de Paris, conseguido em dezembro passado ao reunir 196 países, pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa responsáveis pelas alterações do clima, que podem provocar fenómenos extremos, como ondas de calor ou picos de chuva.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.