//

Acordo entre Samaras e Eurogrupo morreu com vitória do Syriza

neadhmokratia / Flickr

O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, do Partido Nova Democracia, com o líder do Syriza, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, do Partido Nova Democracia, com o líder do Syriza, Alexis Tsipras

O responsável do programa económico do partido grego Syriza, Yannis Miliós, afirmou hoje que o programa acordado entre o primeiro-ministro, Antonis Samaras, e o Eurogrupo (ministros das Finanças da zona euro) “está morto”.

“Suponho que Gikas Jardúvelis – ministro das Finanças em funções – se limitará esta segunda-feira no Eurogrupo a discussões de carácter técnico, pois o programa que tinha acordado com o representante de Samaras [primeiro-ministro em funções] já está morto”, afirmou Yannis Miliós, citado pela EFE.

O Eurogrupo, que se reúne em Bruxelas, vai debater a situação da Grécia, e, segundo fontes citadas pela agência espanhola, só haverá um debate sobre “o caminho a seguir”, porque o único elemento novo em cima da mesa será o resultado das eleições de hoje.

Numa entrevista recente aos canais gregos de televisão, o líder do Syriza, Alexis Tsipras, assegurou que um Governo sob a sua liderança iria reconhecer os objectivos fixados nos tratados europeus, mas não as medidas previstas nos acordos firmados pelo executivo com a ‘troika’ de credores internacionais (BCE, FMI e Comissão Europeia).

“Reconhecemos as nossas obrigações face às instituições europeias e aos tratados europeus. Estes tratados prevêem objectivos orçamentais que devem ser respeitados, mas não as medidas para atingi-los”, afirmou.

Segundo resultados oficiais após o apuramento de um quarto dos votos, o Syriza obteve 35,4% e a Nova Democracia, actualmente no governo, 28,9%.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.