Ácaro vence chita como animal mais veloz à face da Terra

Hein waschefort / Wikimedia

-

Afinal, a chita não é tão rápida como se pensava. De acordo com a descoberta de investigadores da Califórnia, um pequeno ácaro é o animal terrestre mais rápido à face da Terra.

Ao medir a velocidade de corrida relativamente ao comprimento do corpo, investigadores afirmam que o animal mais veloz não é a chita, nem o sengi, mas sim um ácaro do tamanho de uma semente de sésamo, que consegue correr 20 vezes mais rápido, noticia o Christian Science Monitor.

Identificado pela primeira vez em 1916, o Paratarsotomus macropalpis, uma espécie de ácaro, consegue percorrer, em apenas um segundo, a distância de 322 vezes o comprimento do seu corpo.

«A questão em estudo era se existia um limite para a velocidade relativa», disse Jonathan Wright, professor de Biologia no Pomona College e autor da investigação, explicando que «quando os valores para os ácaros são comparados com os dados de outros animais, surge a indicação de que se há um limite superior, não foi ainda descoberto».

A investigação consistiu na observação de ácaros, tanto em laboratório como no seu ambiente natural, através de câmaras adaptadas à velocidade.

«É muito emocionante verificar algo que é mais rápido que tudo o resto, e apenas imaginar, como humano, andar assim tão rápido em comparação com o comprimento do corpo é realmente incrível», afirma Samuel Rubin, do Pitzer College, em Claremont, Califórnia.

«Mas, para além disso, observando a fundo a forma como os ácaros alcançam esta velocidade, pode ser de extrema utilidade a inspirar designs revolucionários de coisas como robots ou dispositivos biomiméticos», conclui Rubin.

CG/ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.