Academia do Nobel desiste de tentar contactar Bob Dylan. “Se não quiser vir, não vem”

6

Bill Ingalls / NASA

O presidente Barack Obama entrega a Medalha da Liberdade a Bob Dylan

O presidente Barack Obama entrega a Medalha da Liberdade a Bob Dylan

A Academia Sueca revelou esta segunda-feira que desistiu de tentar contactar diretamente o músico norte-americano Bob Dylan, a quem atribuiu há quatro dias o Prémio Nobel da Literatura.

“Liguei e enviei emails para os colaboradores mais próximos e recebi respostas muito simpáticas. Por agora, julgo que é o suficiente”, disse a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, em entrevista à rádio pública da Suécia.

Apesar dos contactos insistentes, Bob Dylan tem respondido apenas com silêncio. Na quinta-feira do anúncio, o músico deu um concerto em Las Vegas, Estados Unidos, e não fez qualquer comentário ou declaração oficial de reação ao prémio literário.

Perante esta atitude, que poderá antecipar uma ausência na cerimónia de entrega do Nobel, a 10 de dezembro, em Estocolmo, a secretária permanente da Academia responde: “Não estou preocupada. Penso que ele vai aparecer”.

Tenho um pressentimento de que Bob Dylan poderá ir. Posso estar enganada e, claro, seria uma pena que não viesse, mas, de qualquer maneira, o prémio é dele e não nos podemos responsabilizar pelo que acontece agora. Se não quiser vir, não virá. Será uma grande festa na mesma”, disse Sara Danius.

Bob Dylan, 75 anos, foi distinguido com o Nobel da Literatura “por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

Em mais de um século de atribuição do Nobel da Literatura, o escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre foi o único que recusou definitivamente o galardão, em 1964, por questões de princípio de nunca aceitar prémios.

Boris Pasternak também recusou o Nobel em 1958, pressionado pelo regime da União Soviética, mas os descendentes do escritor russo acabaram por aceitá-lo oficialmente, e a título póstumo, em 1988.

/Lusa

6 Comments

  1. Realmente assiste a Dylan em não pactuar com a palhaçada que envolve estes prémios que fere a ideia original do seu fundador, o Sr Nobel…
    Mérito ele realmente não tem!.. lá terá escrito uma letras no delírio eloquente da marijuana que consumia á falta de melhor estímulo,comparando com outros possíveis elegíveis, como por exemplo Hitler que escreveu o mais que best-seller mundial mein kampf ou o Mão Tse Tung
    Ou então um ridículo cá da terra, um José Sócrates ou outro imbecil qualquer! Talvez o dêm ao Jorje Jesus pelos fabuloso escritos da sua tática futebolística ou ao special onde também pela mesma espécie de escrita. Seria original , não?!… Ou ao ex diretor do expresso pelo best seller da devassa sexual da vida alheia…
    Já gira também podiam dá-lo a mim que escrevi umas coisas e logo iria á feira da ladra vendê-lo para receber uns trocos…

  2. Tanto escritor bom que nunca recebeu o prémio Nobel e vão dá-lo a este cantor fanhoso, que escreveu umas banalidades. Realmente, não fica a destoar da maior parte dos premiados… E claro que vai lá estar para receber o cheque, com a antipatia e arrogância que o caracterizam. Ou não fosse ele um hebreu dos quatro costados.

  3. Cá pra mim, Bob Dylan não vai receber o prémio porque nem acredita que o ganhou. Pensará talvez que o estão a gozar. Isto cá pra nós, é bem possivel…
    Nunca fui grande adepto das musicas de Bob Dylan, embora lhe reconheça méritos na “criação” ou “diversificação” dum estilo musical tipico americano. Sendo certo que produziu letras de musicas, algumas delas profundas e marcantes ( com letras de “intervenção” ) não me parece que sejam suficientes para serem merecedoras dum prémio desta natureza.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.