//

Acabou a Troika. Tsipras anuncia fim do programa de resgate na Grécia

1

asterios / Flickr

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, Primeiro-ministro da Grécia

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou esta quinta-feira o fim do programa de resgate no país, vincando que “acabou a ‘troika’, acabou o memorando de entendimento”, na conferência de imprensa no final do Conselho Europeu, em Bruxelas.

“Estaremos em contacto com os nossos parceiros institucionais – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu – para encontrar soluções comuns aceitáveis“, salientou Tsipras, afirmando e reafirmando que não será repetido o memorando de entendimento com a ‘troika’.

O líder grego apresentou aos seus homólogos europeus as propostas que tem para o pós programa de resgate, que termina no final do mês, garantindo que vai cumprir as regras europeias, ainda que não concorde com elas.

Discordamos das regras que provocam austeridade, mas somos obrigados a respeitar as regras europeias”, sublinhou, lembrando que, por outro lado, “deve haver respeito pela democracia” e o mandato que os eleitores lhe deram.

O chefe de Governo grego sublinhou que “as reformas aplicadas no programa de resgate não funcionaram”, considerando também que “a Grécia precisa de alguma folga orçamental“.

Tsipras afirmou que, havendo acordo com os seus parceiros, a Grécia “precisa de um novo contrato social que leve o país de novo para o caminho do crescimento”.

Este novo programa é o centro das negociações na próxima reunião com os ministros das Finanças da zona euro, Eurogrupo, na segunda-feira.

Assumindo a facilidade de resolver as questões técnicas, o chefe do Governo grego reconheceu que as negociações eram mais complicadas a nível político.

“Deixamos a cimeira sem termos resolvido todos as diferenças. Mas fizemos algum progresso“, considerou.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.