Acabou o tempo das brocas do dentista

Florian F. / Flickr

-

Investigadores do King’s College de Londres desenvolveram uma nova técnica de tratamento dentário que pode vir a acabar como uso da broca no dentista, fazendo com que o dente se regenere a ele mesmo.

De acordo com a imprensa internacional, a técnica, que pode chegar aos consultórios dentro de três anos, acelera o movimento natural de cálcio e minerais no dente danificado.

A técnica passa por aplicar um cocktail de minerais e, em seguida, usar uma pequena corrente eléctrica para os accionar em profundidade no dente.

kcl.ac.uk

O professor Nigel Pitts, do King's College de Londres

O professor Nigel Pitts, do King’s College de Londres

Esta mineralização eléctrica, um processo que não induz dor, pode reduzir a cárie dentária e evitar injecções ou a perfuração com as brocas habitualmente usadas para tratar dentes infectados, que são muitas vezes motivo de receio no momento de consultar o dentista.

Segundo Nigel Pitts, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nova técnica, a mesma tem o potencial de substituir a necessidade de várias obturações, mas não pode atacar cáries em “estágio final”.

Citado pela BBC, Nigel Pitts revelou que já criou uma empresa para converter a tecnologia num produto comercializável, que poderá chegar aos consultórios dentro de três anos.

A empresa chama-se Reminova e está sediada em Perth, na Escócia.

“O que a técnica não vai conseguir é fazer que os dentes voltem a crescer fisicamente”, esclareceu o professor Pitts.

Nem fazê-los crescer nas galinhas, provavelmente.

ZAP / BBC / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.