/

One World Trade Center de Nova Iorque abriu as portas

A One World Trade Center, conhecida por ‘Torre da Liberdade’, abriu esta segunda-feira as portas em Nova Iorque para preencher parte do vazio deixado há 13 anos na baixa de Manhattan pelo atentado terrorista de 11 de setembro.

O novo edifício, também conhecido com “Torre da Liberdade“, recebeu esta segunda-feira os seus primeiros inquilinos: cerca de 175 trabalhadores da editora Condé Nast.

“O One World Trade Center serve como símbolo da resistência de toda a gente de Nova Iorque. Hoje, enquanto abrimos as suas portas pela primeira vez, recordamos que a força e o valor venceram a debilidade e a cobardia”, afirmou em comunicado o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

O governador assegurou que o começo da actividade no edifício configura “um dia extraordinário para todos os nova-iorquinos” e demonstra “o espirito de recuperação” da cidade depois dos atentados do dia 11 de setembro de 2001.

Embora ainda estejam em construção dois arranha-céus que vão preencher o espaço afectado pelos atentados de 2001, a abertura do One World Trade Center segue-se à inauguração, em maio passado, do Museu do 11s.

A torre do novo World Trade Center tirou o lugar de maior prédio dos Estados Unidos à Willis Tower, localizada em Chicago. O anúncio foi feito há um ano, a 12 de Novembro.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.